Rio de Janeiro acelera campanha pelo Cristo

A campanha para fazer o Cristo Redentor ser eleito como uma das sete novas maravilhas do mundo está a todo vapor no Rio de Janeiro. Nas últimas semanas, a comissão organizadora da campanha, formada pela Embratur, TurisRio, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Associação Comercial do Rio de Janeiro, Rotary International, Skal e Rio Convention & Visitors Bureau, vem concentrando esforços para pedir voto ao único representante brasileiro.

A campanha de âmbito mundial para a escolha dos sete monumentos é uma realização da New 7 Wonders Foundation. A votação pode ser feita pelos sites www.corcovado.com.br e www.n7w.com até dia 6 de julho. No dia 7 de julho, em solenidade formal, no Estádio da Luz, em Lisboa, Portugal, serão anunciados os sete vencedores.

Sávio Neves, diretor da Trem do Corcovado, empresa responsável pelo passeio ao Cristo, informa que estão sendo investidos aproximadamente R$ 1,5 milhão em ações de divulgação da campanha, que inclui participação em eventos e feiras de turismo, publicidade e material promocional. ?Se conquistarmos este título, conseguiremos perpetuar o incremento da visitação na cidade e no Estado. Muito mais do que glamour, este título vai trazer desenvolvimento desta importante atividade econômica que é o turismo?, destaca.

Curiosidade: dos sete monumentos considerados como maravilhas do mundoantigo, somente um, as Pirâmides do Egito, ainda existe. Os demais foram destruídos com o tempo: Farol de Alexandria, Jardins Suspensos da Babilônia, Templo de Ártemis, Estátua de Zeus, Mausoléu de Halicarnasso e Colosso de Rodes.

Turismo

O presidente da TurisRio, Nilo SergioFelix, acredita que a conquista do título pelo Cristo Redentor deve colocar o Rio de Janeiro e, conseqüentemente, o Brasil ainda mais no foco dos turistas, sejam brasileiros ou estrangeiros, alavancando o setor no País. ?Apoiamos esta campanha; esse título fica para sempre?, comenta. Para Felix, somente a campanha de divulgação que visa angariar mais votos para o monumento já deve gerar um impacto positivo para o setor no Rio de Janeiro. O Estado recebe anualmente dois milhões de turistas estrangeiros, o que representa 38% do total que o Brasil recebe. O turismo é responsável por 3% do PIB estadual.

Os Jogos Pan Americanos, que acontecem de 13 a 29 de julho deste ano, também são vistos como uma alavanca para o turismo local e devem deixar um legado importante para a cidade, com a construção do Estádio Olímpico do Engenho de Dentro (Engenhão) e reformas do Maracanã, Maracanazinho e do Parque Aquático.

A campanha para o Cristo Redentor e o Pan Americano foram destaque, na semana passada, durante O Rio é de Vocês, evento que reuniu em Curitiba hoteleiros e operadores do Estado do Rio de Janeiro, que vieram apresentar aos agentes de viagem paranaenses as novidades em pacotes e roteiros.

Um candidato à altura dos grandes

Foto: Arquivo/Riotur
O conjunto de estátuas da Ilha de Páscoa, no Chile, é outro candidato da América do Sul.

O Cristo Redentor é hoje o maior ícone turístico não só da cidade do Rio de Janeiro como do Brasil. Inaugurado em 12 de outubro de 1931, pelo presidente Getúlio Vargas e o cardeal Sebastião Leme, ele é hoje o principal símbolo do País na divulgação junto aos turistas estrangeiros e considerado o maior monumento religioso do mundo. A estátua tem 33 metros de altura e situa-se a 710 metros de altitude, no Morro do Corcovado. Sua estrutura, em estilo art deco, foi construída em concreto armado e revestida de pequenos triângulos de pedra sabão. Todas as suas peças foram transportadas pelo trem do Corcovado, em um processo que levou cinco anos. Sua cabeça e mãos foram esculpidas pelo artista plástico franco-polonês Paul Landowski e vieram para o Brasil de navio. Em 2002, o Cristo passou por uma revitalização no manto e ganhou acesso mecanizado (elevadores e escadas), um investimento de R$ 6 milhões oriundos da iniciativa privada.

Segundo o diretor da Trem do Corcovado, Sávio Neves, o Cristo recebe hoje 1,4 milhão de turistas por ano, dos quais dois terços são estrangeiros vindos principalmente da Argentina, Estados Unidos e Alemanha.

Seus concorrentes

Além do Cristo Redentor, outros vinte monumentos concorrem ao título de uma das sete novas maravilhas do mundo. São eles: Acrópolis (Grécia), Coliseu (Itália), estátuas da Ilha de Páscoa (Chile), Torre Eiffel (França), Grande Muralha (China), Alhambra (Espanha), Angkor (Camboja), Pirâmide em Chichén Itzá (México), Basílica de Santa Sofia (Turquia), Templo de Kiyomizu (Japão), Machu Picchu (Peru), Kremlin e Praça Vermelha (Rússia), Castelo de Neuschwanstein (Alemanha), Petra (Jordânia), Pirâmides de Gizé (Egito), Estátua da Liberdade (Estados Unidos), Stonehenge (Reino Unido), Ópera de Sidney (Austrália), Tombouctou (Mali) e Taj Mahal (Índia).

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