Localizada na Região da Baixada Litorânea, à 80km do Rio de Janeiro, sendo passagem para a Região dos Lagos. Pela sua privilegiada localização, tem servido de referência para a região, sendo ponto de compras para municípios vizinhos com Silva Jardim e Tanguá.
A cidade oferece várias atividades ecoturísticas como arvorismo, vôo livre, balonismo, banho de cachoeira, caminhada, canoagem, cavalgada, cavernismo, cicloturismo, escalada ou alpinismo, mountain bike, observação da fauna e da flora, parapente, passeios de barco, pesca esportiva, rafting, rapel, tirolesa, trekking, turismo fotográfico, hipismo rural, tc.
Serra do Sambê: Ponto culminante do município, com uma altitude de 1.100mts acima do nível do mar, fazendo parte do maciço da Serra do Mar, com diversos mananciais formando algumas cachoeiras de excepcional beleza natural.
Parque da Caixa D’ Água: O parque possui área aproximada de 1600m², vegetação remanescente típica do local, presença de rica fauna apresentando diversas espécies de pássaros, animais, flora original da Mata Atlântica. É um dos atrativos mais conhecidos de Rio Bonito devido ser o local que antes abastecia toda a cidade.
Rampa de Vôo Livre: Localizada na Serra do Sambe, possui 98 metros de largura, 610 metros de altura, 10 metros de comprimento e 700 metros de altitude, de onde se tem uma vista panorâmica deslumbrante, avistando a cidade e parte da Região dos Lagos.