Localizada a 40km de São Paulo, tem suas águas e territórios protegidos pela Lei de Mananciais, o que propicia a convivência harmoniosa de sua vida urbana com a exuberante Mata Atlântica. Atrativos como pesqueiros, chácaras, mirantes, parques, centros hípicos, igrejas, feira de artesanatos e os mais diversos eventos que ocorrem durante todo o ano fazem de Ribeirão Pires uma excelente opção para pessoas de todas as idades.
A Vila do Doce, passou a ser mais uma opção de lazer para a população da Estância Turística de Ribeirão Pires. Os 15 quiosques, incluindo alimentação e artesanato, também são atrativos para turistas e movimentam a economia da cidade.
Ribeirão Pires é a 12ª cidade a integrar o Circuito Turístico Estadual das Águas e Nascentes. A inclusão ocorreu semana passada após deliberação da Amat (Associação dos Municípios do Alto Tietê), já que a cidade possui características similares de vegetação, clima, localização e produção de água a dos outros 11 Municípios do grupo. Com a novidade, Ribeirão Pires, que já se destaca no cenário do entretenimento estadual com o Festival do Chocolate, ganha mais uma oportunidade de divulgar seus atrativos turísticos.
O circuito é composto agora por 12 cidades da região do Alto Tietê responsáveis por produção de água e em cujos territórios se originam nascentes que compõem o Rio Tietê. “Em Ribeirão Pires” as águas que desembocam no Tietê têm origem na bacia do Guaió.
