Para quem está de malas prontas para a Europa nesta temporada, uma boa dica é incluir alguns dos spas ou termas de altíssimo padrão no roteiro. Assim, além de conhecer destinos novos e tomar um banho de cultura no Velho Mundo, é possível também relaxar. Quase todos os países oferecem boas sugestões de spas e termas, e a Comissão Européia de Turismo selecionou algumas dicas para os brasileiros:
A Alemanha possui mais de 350 resorts e spas, assim como numerosos hotéis e centros de entretenimento, por isso, torna-se o destino perfeito para aqueles que pretendem não apenas conhecer lugares novos, mas cuidar do bem-estar e da satisfação pessoal. Os resorts e spas oferecem tratamentos como aromaterapia, ayurveda, banhos à la Cleópatra, tratamentos antiidade, terapia Kneippe, lomi lomi, talassoterapia e muitos outros. Mais informações: www.visitealemanha.com.
Foto: Walter Storto/GNTB |
A Alemanha tem mais de 350 resorts e spas. |
Quando se fala em Espanha, é bom que se diga que desde que os romanos e os árabes introduziram as técnicas de cuidados da saúde com banhos termais, o país vem inovando para mimar o turista com tratamentos de última geração. Entre os programas habituais, destacam-se os de talassoterapia, massagens orientais ou mesmo vinhoterapia. A recentemente inaugurada, a ?Cidade do Vinho? de Frank Gehry, por exemplo, já está atraindo turistas de todo o mundo. Principalmente na Galícia, Andaluzia e Catalunha existem também balneários naturais famosos pela qualidade das suas águas ferruginosas, sulfuradas, bicarbonatadas. Cada qual com uma indicação terapêutica. Mais informações: www.balnearios.org.
A experiência pelo mundo da beleza e da saúde na França começa no centro de Paris. Em meio às butiques da Rua Saint-Honoré está o Institut Lancôme, uma grande variedade de serviços para o rosto e para o corpo. Ainda em Paris, mas nos grandes hotéis, como o Hotel Mont-Blanc, em Megève, está o La Cabine de Valérie, com tratamentos diferenciados, como o banho de açúcar, massagens no rosto e no corpo com óleos de amêndoas, mel e geléia real. Já na região da Aquitânia, na cidade de Eugéne les Bains, funciona o Les Prés d? Eugénie, um spa resort que combina relax com os prazeres da boa mesa. Em estilo casa de campo, oferece fitoterapia, à base de ervas de origem celta, hidromassagem com jatos e água sobre camas de mármore e saunas perfumadas com especiarias orientais. E mais, na Costa Basca, em Biarritz, existe o famoso Hotel du Palais, e na Riviera Francesa, o Château de la Messardière, duas outras ótimas sugestões quando o assunto é spas e termas. Para mais informações, entre em contato com a Maison de la France e solicite o informativo luxo. Informações: www.franceguide.com.
Foto: Swiss-image |
Na Suíça, o cinco estrelas Victoria-Jungfrau tem um spa de 5 mil m2. |
A riqueza das águas minerais e termais na Itália, juntamente com o clima ameno e a beleza da paisagem, transformaram o país em local preferido para o chamado ?turismo da saúde?. Nas últimas décadas, hotéis com serviços adicionais surgiram ao redor de termas, e ganharam reputação internacional. Abano, Salsomaggiore, Chianciano, Montecatini, Fiuggi e Ischia são somente alguns nomes entre os muitos que são conhecidos em todo o mundo e que atraem milhões de visitantes por ano. A natureza favoreceu o país com a presença da água quente ou de fontes minerais, graças à formação geológica. Outro ponto favorável é a proximidade dos grandes centros artísticos, que transformaram os centros termais em excelentes pontos de partida para as excursões culturais. Mais informações em www.enit.it.
Na Inglaterra, com a abertura do Thermae Bath Spa em agosto do ano passado, os turistas não podem deixar de visitar a cidade para conferir os benefícios da experiência única de passar um período em um spa. Com água mineral natural, rica em nutrientes, o spa oferece aos visitantes tratamentos e massagens, como watsu, tratamento termal, que alonga e alivia a coluna, por meio de exercícios só possíveis de se realizar na água; o tradicional Alpine Hay Chamber; o Alpine Hay Bath, com seus efeitos aromáticos; o Vichy Shower, uma espécie de cachoeira. O Thermae Bath Spa dispõe de massagistas e fisioterapeutas especialistas que podem oferecer aos visitantes as mais variadas terapias, desde a aromática até a acupuntura. Mais informações em www.visitbritain.com.
Já na Polônia, os spas oferecem excelentes oportunidades para tratamento médico e de relaxamento. Os spas na Polônia vêm do século XIII, mas a verdadeira prosperidade aconteceu nos séculos XVIII e XIX, em que foram estabelecidos numerosos centros de tratamento natural. Na época, os spas poloneses eram freqüentemente visitados pelos austríacos, alemães, franceses e americanos. Cada região possui substâncias curativas locais como águas ou lama para terapias naturais. Formas de tratamento incluem banhos, terapia de lama, curas de água mineral, inalações, hidroterapia e terapia quinética. Um dos tratamentos revolucionários é a crioterapia, baseada na imersão na câmara de baixas temperaturas. Mais informações: www.sanatoria.com.pl.
A Suíça, por sua vez, conta com mais de 40 estabelecimentos por todo o país, que tem pouco mais de sete milhões de habitantes. Para ter o status de spa, porém, há alguns requisitos básicos, como oferecer conforto de um hotel e ter à disposição um especialista em saúde. Um dos hotéis cinco estrelas mais tradicionais do país, o Victoria-Jungfrau oferece, em uma área de spa de 5 mil metros quadrados, tratamentos de revitalização corporal com massagens, sauna e área de fitness. O ponto alto é o Aqua World, complexo que conta com uma enorme piscina inspirada nos banhos romanos, banho turco, sauna finlandesa, biossauna com terapia de luz, entre outras atividades. Para saber mais, basta acessar www.myswitzerland.com.