O Jardim Botânico de São Paulo acaba de ganhar um reconhecimento inédito no Brasil: a Comissão Nacional de Jardins Botânicos – CNJB conferiu o enquadramento A ao órgão, a mais alta categoria de identificação e reconhecimento pelos serviços prestados. Com isso o Botânico de São Paulo junto com o do Rio de Janeiro, que recebeu o enquadramento A no mesmo dia, passam a ser os únicos dos 30 jardins botânicos cadastrados no país a terem tal reconhecimento.

continua após a publicidade

A CNJB, que avalia os jardins botânicos do Brasil, segue critérios definidos pela Resolução CONAMA nº 339, de 25.09.2003 e também se baseia em análises internacionais de classificação de botânicos.
Entre os itens analisados estão os projetos de pesquisa científica em conservação, atividades de educação ambiental, existência de herbário e biblioteca especializados em botânica, programa de publicações técnico-científicas, sistema informatizado de seu acervo, infraestrutura adequada para receber público visitante, dentre outras.

O Jardim Botânico está localizado no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga e surgiu para garantir a proteção e conservação dos recursos naturais da região. Hoje, vinculado ao Instituto de Botânica da secretaria do Meio Ambiente do Estado, o espaço é referência nacional em conservação de espécies ameaçadas de extinção e nas pesquisas científicas na área botânica.
O Jardim é aberto para a visitação pública de terça a domingo e feriados, das 9 às 17 horas. É possível agendar visitas monitoradas para escolas e grupos interessados, pelo telefone (11) 5073-6300 – Ramais 229 e 252.

continua após a publicidade