O futuro prefeito de Curitiba está consciente da importância do turismo para alavancar os índices de emprego e geração de renda na capital. Pelo menos esta é uma das conclusões que se tira das propostas apresentadas pelos cinco principais candidatos – Angelo Vanhoni (PT), Beto Richa (PSDB), Mauro Moraes (PL), Osmar Bertoldi (PFL) e Rubens Buenos (PPS). A integração dos trabalhos de divulgação e promoção turística entre Curitiba e os municípios da Região Metropolitana visando estender o tempo de hospedagem dos turistas na capital é outro ponto em comum apresentado por alguns candidatos. Confira as propostas.
“Curitiba já provou que tem um grande potencial para o turismo. Vamos fortalecer o turismo de negócios e de passeio com projetos em parceria com a iniciativa privada. A intenção é fazer com que os turistas fiquem cada vez mais tempo na cidade e, com isso, gerem renda e emprego à nossa gente.” – A Diretoria de Turismo da CIC (Companhia de Desenvolvimento de Curitiba) será transformada em Agência de Fomento ao Turismo – desvinculada da CIC – reestruturada e fortalecida; – Curitiba vai investir, em parceria com o segmento turístico local, na promoção e captação do turismo de eventos e negócios. – Serão oferecidos cursos de capacitação aos agentes e guias de turismo, para melhorar nosso serviço de recepção turística. – Integraremos ao turismo os eventos culturais que são referência nacional, como o Festival de Teatro, a Oficina de Música e as comemorações de Natal. – Transformaremos o bairro de Santa Felicidade em um pólo cultural e turístico. O bairro será revitalizado e terá um Teatro Municipal, cinemas e um centro de eventos, que serão construídos em parceria com a iniciativa privada. – Integraremos os roteiros de aventura, ecoturismo e turismo rural da Região Metropolitana de Curitiba, Serra do Mar, litoral, Serra de São Luiz do Purunã e Campos Gerais com os roteiros de Curitiba. Assim, serão oferecidas alternativas de passeios e aumentaremos o tempo de permanência dos turistas em nossa cidade. – O programa de Turismo prevê também a criação de agências de fomento ao turismo para investir na promoção de turismo de eventos e de negócios.
“A iniciativa privada tem feito sua parte com uma grande rede hoteleira e recebemos recentemente, um grande centro de convenções, um dos maiores e mais modernos da América Latina. Falta o poder público fazer sua parte. Dotar a cidade de Curitiba de mais infra-estrutura para bem atender estes turistas.” – Criação da Agência Municipal de Desenvolvimento do Turismo, que será o organismo executor da Política Municipal de Turismo. Visa promover o desenvolvimento do setor em todas as suas possibilidades, trabalhando junto com a iniciativa privada. – Implantação do Projeto Passaporte Curitibano, que vai desenvolver e valorizar as potencialidades turísticas da cidade, com ações específicas para a geração de renda e de empregos, na área do turismo. – Criação de mais três parques e provisão dos já existentes e pontos turísticos com infra-estrutura para atender bem os visitantes e estimular e apoiar o desenvolvimento de pequenos pólos comerciais em torno dos parques. – Integração com a Região Metropolitana, onde está o grande filão do turismo para Curitiba, a fim de aumentar o tempo de hospedagem do visitante na capital. – Intensificação da divulgação do potencial turístico da cidade em parceria com a iniciativa privada e também do turismo receptivo junto com os maiores pólos emissores de turistas no raio de 1,5 mil quilômetros. – Promoção da integração do turismo, da cultura e do meio ambiente com o foco econômico e com a preocupação de sustentabilidade. – Criação da Rede Curitibana de Turismo de Negócios, que vai integrar os principais atores envolvidos com o turismo de negócios no município.
“Curitiba precisa criar uma Secretaria de Turismo.” – Embelezamento e reestruturação de áreas turísticas como o bairro de Santa Felicidade. – Incentivar a criação de novas áreas culturais e turísticas. – Apoio para eventos, festivais, etc. que atraiam mais turistas. – Criação de um calendário turístico para ser apresentado em eventos nacionais e internacionais, apresentando informações sobre a cidade e seus pontos fortes. Entre os eventos estão alguns muito importantes da cidade para serem explorados como a Oficina da Música, em janeiro; Festival do Teatro, em março; Festival de Inverno, em julho; Maratona Ecológica, em novembro e, em dezembro, os eventos do Natal. – Treinamento aos profissionais que atuam no setor como os agentes de viagem, dirigentes e funcionários de hotéis, atendentes de parques, restaurantes, motoristas de táxi e demais profissionais envolvidos no setor do turismo. – Criação de folhetos explicativos em português, inglês e espanhol para suprir as dúvidas e necessidades dos turistas que visitam Curitiba. O folheto deverá ser distribuído nos locais públicos que recebem visitantes. – Promoção da integração de Curitiba com as atrações que fazem parte da Região Metropolitana, oferecendo, por exemplo, o turismo de aventura, aumentando assim, a permanência do turista na capital. – Divulgação de Curitiba como pólo turístico e de negócios para o Mercosul, nos países como a Argentina, Paraguai, Bolívia, Uruguai e Peru.
“Curitiba é um perfeito exemplo de que uma cidade atrai mais e mais visitantes à medida em que é um bom lugar para a sua própria gente. A capital vem se consolidando como um centro turístico, justamente, por ser uma cidade moderna, charmosa, modelo em soluções para questões urbanas, como transporte coletivo, crescimento planejado e política de meio ambiente”. – Revitalização do centro da cidade. – Ampliação do projeto Novo Rebouças – Bondinho Elétrico – que restaurará a antiga linha, entre a Praça Eufrásio Correia, defronte à Câmara de Vereadores, e a Praça 19 de Dezembro. – Consolidação do processo de fomento ao turismo na região Norte da cidade. Diversas ruas que estão neste eixo serão revitalizadas e terão novo paisagismo. Vinte bairros da capital, desde o Atuba até o Passaúna, incluindo Santa Felicidade, terão ações de meio ambiente e cultura. Outros treze bairros estão sob sua influência. – Conclusão da revitalização da Manoel Ribas, em Santa Felicidade. – Criação de uma marca (um slogan), para facilitar a divulgação da cidade. – Consolidação dos novos produtos turísticos da cidade, como Curitiba Capital do Natal, Marcas do Sul do Brasil (que é em parceria com Florianópolis e Porto Alegre), Rotas do Pinhão e o calendário oficial, em parceria com a iniciativa privada e a sociedade. – Criação e atração de eventos de porte nacional e internacional vinculados ao esporte e cultura para ampliar as oportunidades de geração de renda e trabalho.
“O turismo é uma ferramenta fundamental para a geração de emprego e riqueza da cidade. Curitiba tem vocação para o comércio e a prestação de serviço. A alavancagem do setor pode assegurar a formação de milhares de postos de trabalho.” – Divulgação da cidade e seus negócios no âmbito nacional e internacional por meio de parcerias entre os setores público e privado; – Elaboração do plano diretor de Desenvolvimento do Turismo prevendo a criação de uma Agência municipal de Desenvolvimento Turístico envolvendo a prefeitura, empresários, comunidade e trabalhadores; – Promoção da melhoria da infra-estrutura de apoio ao turista (transporte, gastronomia, sinalização indicativa, hotelaria, espaços de eventos etc.) – Incentivo e promoção de eventos nacionais e internacionais ligados às comunidades étnicas; – Discussão de planos diretores de turismo para bairros específicos, como por exemplo Santa Felicidade (gastronomia) – Debate com municípios da Região Metropolitana para ações integradas no setor (por exemplo, turismo ecológico e turismo rural com municípios a oeste de Curitiba). |
