Não muito longe do Brasil, um sofisticado balneário se destaca neste verão, também pelas belas praias, gente bonita, boa estrutura e muita agitação e glamour. Um dos principais atrativos uruguaios, Punta del Este é uma opção de destino neste verão para aqueles que querem diversificar, atravessando fronteiras, mas sem perder o clima alegre da estação, debaixo dos trópicos.
Essa península tem quase quarenta quilômetros de praias, sendo que algumas estão próximas ao Rio da Prata, como a Praia Mansa e a Pastora, próprias para a prática do mergulho, pois quase não têm ondas. Do outro lado, em frente ao Atlântico, fica a Praia Brava, com ondas que atraem surfistas de diversos lugares.
Dentro desse cenário, além das belas paisagens que a natureza proporciona, o turista ainda poderá ver monumentos, como o conhecido Mão do Afogado (como se fossem cinco dedos gigantes saindo da areia) marcando o encontro do rio com o mar.
As praias são realmente o maior atrativo de Punta del Este, com uma beleza muito particular. Um fato curioso é que a famosa Ilha de Caras foi inspirada em Punta del Este. Os mais jovens preferem ir à Praia de La Barra, onde precisam atravessar uma ponte em formato de montanha russa para chegar e também onde estão inúmeros barzinhos e restaurantes, além de lojas de artesanato e roupas.
Como opção de diversão, existe a Calle Gorlero, que funciona como um ponto de encontro de turmas. As baladas costumam ser longas e, conseqüentemente, as praias começam a encher mais tarde, a partir das 14h.
Vale lembrar que em frente a Punta del Este está a Ilha dos Lobos. Os turistas chegam lá fazendo um belo passeio de barco de aproximadamente duas horas. A viagem, agradabilíssima, chega ao seu ápice com a observação de 160 mil lobos finos e 140 mil leões marinhos que lá habitam, de apenas cinqüenta metros de distância.
Por sua estrutura, inteira a postos para os turistas, e programação diversificada é que no verão Punta del Este é conhecida por ser uma das cidades mais animadas do mundo.