Maceió, a capital de Alagoas, tem 35 quilômetros de praia, uma mais bela que a outra. Algumas com extensos coqueirais e em todas prevalece a cor do mar, ora o verde que impressiona, ora o azul que reflete o céu. É tão lindo que é praticamente impossível passar pelas praias de Pajuçara e não querer entrar na água.

continua após a publicidade

Essa oportunidade, há até pouco tempo, era exclusiva de quem tinha os pés na areia, mas agora, portadores de necessidades especiais, que chegam à praia de cadeira de rodas, também podem embarcar em uma jangada e ganhar o mar.

O projeto Janga Acessível tem como objetivo a inclusão social de cadeirantes em um dos passeios mais bonitos de Maceió: as piscinas naturais de Pajuçara.

São embarcações adaptadas, com 1,90 metro de comprimento e 2,50 metros de largura, que comportam até dois deficientes físicos com a cadeira de rodas, com acompanhante. Com esse projeto, Maceió, que já é top no turismo, nas belezas naturais e no carisma do povo, deu um salto também na área social.

continua após a publicidade

O projeto da Jangada Acessível foi desenvolvido pelo arquiteto Jorge Luiz, e idealizado dentro da disciplina de Ergonomia, levando em consideração as necessidades dos usuários, neste caso, os cadeirantes.

Segundo o presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal), Luiz Carlos Santana, o projeto é uma conquista de cidadania. “As piscinas naturais são conhecidas nacionalmente e, agora, com esse equipamento, tornam-se acessíveis também para os portadores de necessidades especiais, que têm mais essa opção de lazer”, disse Luiz Carlos.

continua após a publicidade

O passeio custa R$ 15 por pessoa.

O jornalista viajou a convite da Revista Turismo e Negócios e da TAM.

Estrutura hoteleira diversificada

Danielle de Sisti
A praia de Ipioca abriga o Salinas, um dos novos hotéis de Maceió.

Quem nunca foi a Maceió deve pensar duas vezes antes de escolher outro destino. Se fosse somente pelas belezas naturais já valeria a pena mas, além disso, a rede hoteleira, bem preparada para receber o turista, não só nos períodos de alta temporada, é fantástica, e cresce a cada dia.

O mais novo empreendimento é o Radisson Maceió, que fica na praia de Pajuçara. O hotel é sofisticado e de muito bom gosto. Todos os quartos são espaçosos e confortáveis. Além disso, quem tiver a sorte de fazer uma reserva em um dos quartos com vista para o mar não vai querer sair. Bem localizado, o hotel fica próximo à Feirinha de Artesanato e às principais barracas de praia e permite fácil acesso ao passeio de jangada às piscinas naturais. Mais informações no www.atlanticahotels.com.br.

Quem prefere algo mais tradicional pode optar pelo Jatiúca Resort Hotel, o primeiro grande hotel construído em Maceió. Localizado em meio a uma área verde de 62 mil metros quadrados e considerado pelas revistas especializadas como um dos mais belos hotéis da costa brasileira, o Jatiuca possibilita ao hóspede a possibilidade de desfrutar da arquitetura horizontal cercada de coqueiros do resort ou das acomodações amplas e aconchegantes com vista panorâmica do Jatiúca Resort Flat. Informações: www.jatiuca.com.br.

Tranquilidade

Para quem quer sossego, sombra e água fresca, a dica é o Salinas Maceió. O resort fica na maravilhosa praia de Ipioca, a cerca de 15 quilômetros do centro da capital. O Salinas é ideal para casais em lua de mel, grupos de amigos ou famílias, principalmente com crianças, pois toda a estrutura está pronta para garantir os melhores dias de estada na capital alagoana.

A partir deste mês, o Salinas de Maceió come&c,cedil;a a operar exclusivamente com um sistema de hospedagem onde já estão inclusas na diária seis refeições. Além dos tradicionais café da manhã, almoço e jantar, são oferecidos dois lanches (um pela manhã e um à tarde)
e um Snack Time, todos com livre consumação. Para aqueles que preferem opções diferenciadas, há ainda cardápios especiais com itens não inclusos na diária, como camarões e lagostas, por exemplo. Informações: www.salinas.com.br.