Prepare-se antes de ir para a Índia

A Índia é um país rico em belezas e costumes. A sociedade indiana é um mosaico de diferentes crenças que, para conviverem em harmonia, respeitam regras milenares.

Os viajantes ocidentais ao conhecerem o país encontram um modo de viver muito diferente do seu e é preciso respeitar algumas regras simples para ser bem recebido.

Para começar bem a viagem, o turista precisa ter sempre em mente o senso de humor e a tranquilidade para lidar com as situações bizarras que podem surgir e também estar preparado para ser questionado.

Os cidadãos indianos de todas as camadas sociais ficarão curiosos sobre você e sobre suas razões para ter escolhido a Índia como destino. Perguntas como “quantos filhos você tem?” ou “quanto você ganha?” são feitas de modo natural e direto.

O vestuário é um item que demanda muita atenção. Homens e mulheres devem se vestir de modo conservador, de preferência, com roupas que cubram os joelhos e os ombros.

No litoral o vestuário é mais despojado devido ao clima, pode-se até usar shorts. No entanto, a peça deve ficar restrita a essas áreas, pois usá-las em outros lugares é considerado o mesmo que sair por aí usando apenas suas roupas de baixo.

A grande parte dos costumes indianos está diretamente ligada à religião. Para eles, a cabeça é uma parte sagrada do corpo, por isso, não deve ser tocada por outras pessoas.

Já os pés, são considerados sujos e o maior insulto que se pode fazer a uma pessoa é atingi-la com seu pé ou sapato. Ao sentar-se no chão, as plantas dos pés nunca devem ser apontadas para uma pessoa ou altar religioso.

Os indianos ficarão curiosos sobre você e suas razões para estar lá.

Além disso, qualquer atividade que esteja relacionada com a metade superior do corpo como, por exemplo, comer, oferecer ou receber objetos, deverá ser feita com a mão direita. A mão esquerda é considerada pouco higiênica.

Visitação

Ao visitar lugares de adoração religiosa é necessário sempre pedir permissão antes de entrar. Muitos templos hindus restringem a entrada de não-hindus e algumas mesquitas também se tornam inacessíveis em épocas de rituais especiais.

Também é preciso pedir permissão para fotografar e filmar os indianos e respeitar o direito do próximo de dizer não. É especialmente inapropriado fotografar mulheres muçulmanas, algumas cerimônias religiosas, pessoas enquanto estão comendo ou se banhando em público.

Por último, o turista não deve jogar nenhum tipo de lixo no fogo, pois isto pode constituir contravenção das leis de poluição ou poderá também ser considerado um desrespeito a certos rituais religiosos.

Pacote

A Raidho, operadora especializada em destinos exóticos, acaba de lançar o pacote Caminho das Índias. É de 14 dias e 10 noites, com saídas diárias a partir de São Paulo. Inclui os seguintes destinos: Delhi, Agra, Jaipur, Fatehpur Sikri, Jodhpur, Ranakpur e Udaipur.

Inclui passagem aérea em classe econômica nos trechos São Paulo/Dubai/Delhi/Dubai/São Paulo, voando Emirates; passagem aérea interna em classe econômica nos trechos Udaipur/Delhi a serem emitidos e entregues localmente; dez noites de hospedagem na categoria escolhida com café-da-manhã diariamente; traslados privativos de chegada e saída, transporte privativo em carro com ar condicionado, passeios com acompanhamento de guia local falando espanhol ou inglês durante as visitas mencionadas no programa, entradas a monumentos e lugares a serem visitados mencio,nados no programa e cartão de assistência de viagem.

Não inclui gastos com passaportes e vistos consulares, taxas de embarque, segurança, combustível e governamentais; alimentação (exceto café-da-manhã no hotel); extra pessoais, telefonemas e gorjetas em geral.

Preços: a partir de US$ 3.791 em acomodação dupla. Mais informações: www.raidho.com.br, (11) 3383-1200 ou consulte seu agente de viagens.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo