Além das praias, as atrações que vêm conquistando interesse turístico cada vez maior no litoral paranaense são as que revelam as belezas e riquezas das matas da região.
A Floresta Atlântica do Estado do Paraná, oferece oportunidades incríveis para a prática do ecoturismo e também do turismo de aventura – com a vantagem da proximidade da capital, o que torna o programa uma boa dica para feriados e finais de semana.
São vários os parques estaduais, reservas de proteção natural particulares abertas à visitação e unidades de conservação. Formada por mais de 500 hectares de vegetação nativa, uma dessas atrações é a Floresta Estadual do Palmito, no km 4,3 da PR-407, conhecida como Estrada das Praias. Uma estrada de 6,5 mil metros percorre todo o interior da unidade de conservação chegando até o Rio dos Correias. É à margem desse rio que podem ser contempladas as áreas formadas por manguezal com sua fauna e flora características. O acesso à área é organizado para grupos com visitas pré-agendadas.
Entre os atrativos estão as trilhas do Jacu, Neuton e uma outra, contemplativa, com espécies de árvores de grande porte como o palmito, o jerivá, a figueira e a maçaranduba, além de inúmeras orquídeas e bromélias.
O Parque Florestal Rio da Onça fica numa região de restinga, a 4km da área urbana de Matinhos. A restinga é uma área de terreno arenoso, próxima ao mar, com vegetação baixa de influência marinha. Rios do litoral, como o Cachoeira (localizado em Antonina), são propícios à prática de rafting.