Praias de Santa Catarina atraem muitos paranaenses

O turista paranaense nunca precisou de motivos especiais para visitar Santa Catarina, somente a proximidade, aliada à hospitalidade do povo catarinense já servem de convite. Além disso, as mais de 500 praias, em 560 quilômetros de costa fazem do estado um dos mais belos do Brasil.

Há aproximadamente 300 quilômetros de Curitiba, pela BR-101, está localizada a região da Costa Esmeralda, que compreende os municípios de Itapema, Porto Belo e Bombinhas. O lugar é considerado a menina dos olhos, principalmente por conta dos bons hotéis e restaurantes de primeira. Tudo isso, aliado às praias belíssimas, muitas delas ideais para a prática de esportes aquáticos, inclusive o mergulho guiado, fazem do destino um dos mais escolhidos pelo turista paranaense.

Bombinhas

Um final de semana é pouco para conhecer as 29 praias, quatro ilhas e dois parques ecológicos. A cidade que está a aproximadamente 60 quilômetros de Florianópolis é simplesmente encantadora, e considerada a “capital do mergulho ecológico”.

No verão as praias centrais são as mais procuradas pelos turistas, muitos deles argentinos, no entanto, são as mais afastadas, consideradas as mais belas. Quatro Ilhas, Mariscal, Canto Grande e Zimbros. No costão esquerdo de Bombas, é possível conhecer o Parque Municipal da Galheta, que toma conta de parte da mata atlântica. Alguns minutos dali, está Quatro Ilhas, um dos lugares mais belos e místicos de Bombinhas e onde estão situadas as ilhas do Arvoredo, Galé, Deserta e Macuco. A praia de Quatro Ilhas possui um mar de águas cristalinas e areias ricas em cristais de quartzo, o que, de acordo com os esotéricos, garante o armazenamento de grande carga de energia. Além do paraíso ecológico, Quatro Ilhas é conhecida internacionalmente por causa do surf – trata-se de um dos recantos mais propícios à prática deste esporte.

Gastronomia

Desde do dia 22 até o próximo sábado, dia 29, acontece a 5.ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda, nos municípios de Porto Belo, Itapema e Bombinhas. Esta é uma oportunidade de provar pratos especiais em bons restaurantes e, além de tudo, participar dos workshops e oficinas oferecidas durante o evento.

Ao todo participam da semana de gastronomia 18 restaurantes dos três municípios da Costa Esmeralda. Eles oferecem pratos especiais, com diferentes influências. Entre as delícias, muitos peixes e frutos do mar, além dos pratos com influências italiana, espanhola, americana e japonesa. Todos os pratos serão incorporados no cardápio dos restaurantes participantes.

Segundo o presidente do Convention & Visitors Bureaux, Sylvio Robeto Gunz, organizador do evento, nesta quinta edição, a semana de gastronomia se consolida como sendo um dos principais encontros de gastronomia do Brasil, que reúne diversos chefs renomados. “Todos os nossos objetivos estão sendo alcançados ano a ano. A ideia de oferecer um evento para pessoas relacionadas com a gastronomia, nos trouxe a possibilidade de incentivar os moradores e os turistas conhecerem outros restaurantes. Através da Rota Gastronômica o público pode apreciar os sabores desta bela região, e principalmente, atrair turistas o ano todo”, explicou o presidente.

A programação começou no sábado, com uma apresentação do chef francês Claude Troisgros, que lotou o salão de convenções do Plaza Itapema Resort, em Itapema. Nos próximos dias ainda acontecerão aulas com Heiko Grabolle, Eudes Assis e Beatriz Sotelo. As inscrições estão abertas e devem ser feitas no site do evento -www.semanadegastronomia.com.br.

Márcio Barros

Hospedagem de primeira

Divulgação
Pousada Vila do Farol é cartão postal de Bombinhas.

Na badalada praia de Bombinhas, um lugar tranquilo, que mais parece um hotel fazenda. Localizada a 250 metros do mar, a Pousada Georges Village é um paraíso em meio à vegetação nativa da região. Sem dúvida o lugar ideal para quem quer passar momentos de descanso em contato com a natureza e com a possibilidade de acordar e ver o sol nascendo na praia.

A pousada possui duas piscinas, uma delas aquecida, além de dois spas ao ar livre, sauna úmida, espaços para churrasco, escola e loja de mergulho. Ao todo são 32 acomodações confortáveis, divididas entre chalés, suítes e apartamentos de luxo.

Outra opção de hospedagem é a Pousada Vila do Farol. Inspirada na arquitetura mediterrânea, o ambiente é colorido de forma harmoniosa, e faz do lugar, que fica à beira mar, ideal para curtir bons momentos com a família.

Recomendada por todas as principais publicações sobre o Turismo no Brasil, a Pousada Vila do Farol é considerada o cartão postal da região, e oferece uma estrutura de qualidade, com o que há de mais moderno na indústria hoteleira. Para mais informações acesse os sites das pousadas www.georgesvillage.com.br ou www.viladofarol.com.br.

Márcio Barros
Pousada Georges Village é um luxo só.