A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, está localizada a cerca de 25 km do porto de Manaus e possui seis comunidades. Os moradores tem o seu sustento através de atividades de turismo sustentável na praia, criação de pequenos animais, projeto de criação de tambaquis e beneficiamento do cupuaçu.
A grande beleza da paisagem, as águas mornas do rio e a brancura das areias tornam a permanência no local uma experiência inesquecível.
Com o início da subida do Rio Negro, as praias da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé começarão a receber banhistas.
Para oferecer segurança a população, a Prefeitura de Manaus solicitou o apoio do Batalhão Ambiental e o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Amazonas para encaminhar equipes de fiscalização e salva-vidas a Praia do Tupé no período de alta estação.
O Batalhão Ambiental da PM está estudando a proposta de enviar uma equipe fazer a segurança e também coibir a prática de crimes ambientais, como poluição sonora, despejo de lixo em local inadequado, contaminação do rio por águas servidas das embarcações, entre outros. A chefe da Divisão de Áreas Protegidas da Semmas, Socorro Monteiro, informou que atualmente a praia está sem acesso, mas a partir da subida dos rios o fluxo de embarcações levando banhistas ao Tupé tende a crescer.