A Feira das Américas irá concentrar palestras e plenárias, entre outras atividades voltadas para os diversos segmentos do turismo. Serão temas variados: Valorização dos Agentes de Viagens, Crédito e Financiamento para o Turismo, A Nova Visão nas Rodadas de Negócios de Receptivo, Cruzeiros Marítimos: Novos Canais de Venda, e Locação de Automóveis como Opção de Negócio. Haverá também três plenárias: Valor dos Recursos Humanos nas Agências de Turismo; Visão Estratégica de Negócios; e Tribuna Livre do Agente de Viagens.
Além disso, eventos paralelos serão realizados, como a reunião do Conselho Nacional da Abav, exclusiva para conselheiros e representantes das 27 associações estaduais e do Distrito Federal; o Workshop Brazil Today Destination, exclusivo para convidados estrangeiros; e o Projeto Turismo em Curso, um programa com apresentação de cases de instituições de ensino.
Artesanato e agricultura
Durante o evento, haverá uma loja de 2.000 metros quadrados do Ministério do Turismo com os artesanatos dos estados e Distrito Federal. No espaço cedido pela Abav, os artesãos vão expor produtos selecionados especialmente para mostrar o que há de melhor no Brasil, como representações intrínsecas dos roteiros turísticos. As empresas poderão fazer suas compras de relacionamento e encomendar seus brindes para as festas de fim de ano.