O governo peruano está investindo, este ano, US$ 500 mil para a promoção turística junto aos principais mercados emissores brasileiros. Esse recurso está sendo direcionado para publicidade em revistas de turismo e de história, em rádio, folheteria para os agentes de viagens e operadores e ainda em um capítulo de novela no horário nobre.
Além de publicidade, os peruanos estão apostando também em workshops e feiras por todo o Brasil. Curitiba está na rota dos investimentos, por isso, uma comitiva composta por operadores e representantes do Prom Perú, órgão máximo de promoção turística do governo peruano, esteve na capital para apresentar os principais produtos do país, reunindo operadores e agentes paranaenses no Hotel Bourbon. “Estamos buscando trabalhar com destinos próximos e o Brasil é importante porque envia um grande número de turistas para o exterior”, explica a coordenadora de mercado da Prom Perú para a América do Sul, María del Carmen de Reparaz.
A participação em feiras teve início com a Feira das Américas, promovida pela Abav (Associação Brasileira das Agências de Viagens), em outubro do ano passado, no Rio de Janeiro. Depois disso, o Peru esteve presente na Braztoa, Lacime e Adventure Fair, feiras ocorridas em São Paulo e, ainda este ano, vai expor no Festival de Turismo de Gramado, em novembro, e em workshops em Belo Horizonte e Rio. “Este é o momento de investir para atrair os brasileiros, já que as viagens para a Europa estão caras por causa do euro e os Estados Unidos ainda estão sob o efeito do 11 de setembro”, afirma María de Reparaz.
O aumento da oferta de vôos entre Brasil e Peru também está na pauta da Prom Perú, representada no Brasil por Caio de Carvalho, ex-ministro do Turismo brasileiro e ex-presidente da Embratur. A entidade já entrou em contato com algumas das principais companhias para estudar a possibilidade de operar vôos ligando os dois países. “Teremos novidades a partir de novembro”, anunciou Caio de Carvalho, sem entrar em mais detalhes.
Hoje somente a Varig e a Taca disponibilizam vôos diretos entre Brasil e Peru, dos aeroportos de São Paulo e Rio de Janeiro – são doze por semana. Nos últimos doze meses, houve um aumento de 26% no fluxo de passageiros em comparação com o mesmo período do ano passado. Entre as companhias estrangeiras, Aerolíneas Argentinas, Lan e Lloyd Aereo Boliviano também oferecem, porém, com conexões em Buenos Aires, Santiago e La Paz, respectivamente.
Estima-se que quase trinta mil brasileiros visitaram o Peru em 2003. O número de brasileiros que estiveram no país entre janeiro e julho deste ano foi 24% maior que no mesmo período do ano passado. A Prom Perú espera fechar o ano com um incremento de, pelo menos, 20% de brasileiros nos registros de entrada no país, em relação ao ano passado.
Conheça um pouco do país
Localização:
parte central e ocidental da América do Sul, faz fronteira com Equador, Colômbia, Chile, Brasil e Bolívia.Área:
1.285.216 quilômetros quadradosCapital:
LimaIdioma:
espanhol e quíchua (este falado na região andina)População:
26 milhõesMoeda:
Sol novoPrincipais cidades:
Lima, Arequipa, Trujillo e ChiclayoDistribuição:
território distribuído em três regiões naturais: a costa (onde fica a capital Lima e as principais cidades do país), a montanha e a florestaDestaque:
tem dez pontos turísticos declarados Patrimônio Cultural da Humanidade pela UnescoAtrações:
museus do Ouro e da Cultura Peruana, igrejas e os prédios coloniais espanhóis, em Lima; vulcões e casario espanhol de Arequipa; o Lago Titicaca, as ilhas flutuantes de Los Uros, em Puno; as ruínas e o Santuário Histórico de Machu Picchu, em Cuzco; e a gastronomia.