Pelotas entra para a lista dos destinos de charme do Brasil. O Roteiro de Charme, lançado no Festival de Turismo de Gramado, em novembro, visa mostrar a sofisticação e a elegância de estabelecimentos da cidade, situada na região sul do Rio Grande do Sul. É resultado do projeto Turismo na Costa Doce, promovido pelo Sebrae-RS, que pretende estimular o desenvolvimento do turismo no estado.
?Um dos grandes atrativos do Roteiro de Charme é a visita à primeira Pousada de Charme do Brasil, a Charqueada Santa Rita?, afirma o coordenador de Turismo do Sebrae-RS, Cássio Falkemback. O empreendimento, estabelecido num prédio em forma de ferradura, erguido em 1826, foi reformado e está aberto ao público para visitação.
O projeto Turismo na Costa Doce abrange doze cidades da região sul do estado. Atualmente, atende 780 micro e pequenos empreendimentos e contabiliza, em três anos de atuação, a capacitação técnica e gerencial de 1,5 mil proprietários e colaboradores de mais de 680 empresas dos segmentos de hotelaria, gastronomia, comércio e artesanato.
Pousada ainda conserva traços arquitetônicos de sua fundação. |
Os empreendimentos que integram o Roteiro de Charme são: Charqueada Santa Rita – Pousada de Charme; Casa Museu Estância do Laranjal; Museu da Baronesa; Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo; Teatro Sete de Abril; Fábrica de Mosaicos de Pelotas; Lalique Antiguidades; Mercador Antiguidades; Inês Móveis e Antiguidades; Livraria Monquelat; Vanguarda Livraria; Doçaria Pelotense; Doçaria Márcia Aquinoe e Trufas Meuy.
Os restaurantes Bavária, Vila do Conde, Matinho, Parrillada El Paisano, Batuva Grelhados e Churrascaria Estância do Saladero, além da Casa Genovese Vinhos, também participam do roteiro. A Costa Doce corresponde às regiões turísticas próximas das lagoas dos Patos, Mirim e Mangueira.
Mais informações: (53) 3028-2024 ou www.roteirodecharme.org.
Santa Rita é pioneira no segmento
Construída em estilo colonial em 1826, a casa que hoje abriga a Pousada de Charme Charqueada Santa Rita chama atenção pelos detalhes de arquitetura, tem o formato de uma ferradura, além da sofisticação e atendimento personalizado. Transformá-la em meio de hospedagem para turistas foi uma idéia dos proprietários, o escocês Roderick Clark e da pelotense Suzete Clark, e projeto do arquiteto Rudelger Leitzke, sob orientação do Sebrae-RS, que forneceu consultoria hoteleira.
A pousada tem apenas seis apartamentos, capacidade total para vinte pessoas. Ainda conserva traços arquitetônicos de sua fundação, como as telhas feitas nas coxas dos escravos. As suítes são com forro tipo saia e camisa, em cedro e pinho; nos banheiros, ladrilho hidráulico e, nas paredes, azulejos alemães.
O mobiliário é oriundo de casas de charqueadores, mantendo as características dos ambientes das casas da época do apogeu econômico da cidade de Pelotas. Entre eles, camas de bronze e ferro e guarda-roupas revestidos de raízes de roseira.
O conceito de hotel de charme nasceu na França no final dos anos noventas. Muitos desses estabelecimentos funcionam em prédios históricos ou de valor cultural. O ?hotéis de charme? têm identidade própria e buscam nos detalhes o seu diferencial. Deve ter cuidado especial com o paisagismo e os funcionários devem ser pessoas com alto nível de educação e conhecimentos culturais.
Serviço – A Pousada de Charme Charqueada Santa Rita atende pelo telefone (53) 3228-2024. Diárias a partir de R$ 200 por casal, com café da manhã. Mais informações: www.charqueadasantarita.com.br.