Pelos trilhos, um encontro com a natureza

Um dos principais atrativos turísticos do Paraná, o passeio de trem ou litorina ao litoral do Estado proporciona uma viagem à história e também um mergulho na rica natureza da Serra do Mar. Curiosidades sobre a fauna e a flora locais e também sobre a construção da ferrovia, considerada uma obra-prima da engenharia férrea, são contadas aos turistas pelos monitores que acompanham a viagem.

A construção da Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba, que teve início em 1871, foi um grande desafio. A pouca tecnologia da época para a construção de uma ferrovia num local de difícil geografia, como era o antigo Caminho do Itupava, levava a crer que a viabilização desse projeto não passava de um sonho.

Porém, depois de quase cinco anos, a obra foi concluída e até hoje é considerada uma das mais arrojadas. Ao todo são 110 quilômetros que guardam diversas surpresas ao turista. No meio do caminho, a parada no Parque Estadual do Marumbi, onde desembarcam os aventureiros que costumam escalar o conjunto de montanhas. Patrimônio da Humanidade e da Biosfera, tombado em 1993, o parque tem também o Museu do Marumbinista e um camping gratuito.

Seguindo a viagem, os atrativos naturais começam a ser exibidos como um filme pelas janelas amplas do veículo. Eles impressionam – e não são poucos: além da densa vegetação, o cenário é formado por rios, cânions, montanhas e cachoeiras, dentre as quais o Véu de Noiva, que aparece de repente fazendo os passageiros disputarem um lugar nas janelas.

A ousadia da construção é vista, por exemplo, nos treze túneis escavados na rocha, o maior deles com 457 metros, e cerca de quarenta pontes, pontilhões e viadutos que nos faz refletir como foi possível cada uma das obras. O ponto de maior adrenalina do passeio é quando o trem ou litorina passa pela Ponte do Rio São João, a maior do percurso, com seus 113 metros de comprimento e – o que parece assustador – 58 metros de altura. Nesse ponto, a impressão é a de que se está sobre um grande vazio e o frio na barriga é inevitável para muitos.

Depois de um passeio cheio de curiosidades e belas paisagens, o turista tem a opção de desembarcar na simpática cidade de Morretes ou em Paranaguá, a cidade mais antiga do Estado.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo