A ciclovia à beira-mar, em construção,
deverá facilitar o deslocamento
de turistas e moradores.

A cidade de Laguna, no litoral sul de Santa Catarina, onde nasceu Anita Garibaldi, é uma das beneficiadas pelo projeto Urbis, de educação e revitalização do patrimônio histórico.

A iniciativa do Ministério da Cultura, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Caixa Econômica Federal, tem o patrocínio da Petrobras, que está auxiliando na produção de material didático como cartilhas, cartazes, mapas e um vídeo sobre o processo de valorização do patrimônio histórico.

Implementado em cidades históricas do Brasil, o projeto de educação patrimonial busca a conscientização das populações dessas localidades para a importância da revitalização arquitetônica e de seus monumentos. Com isso, as comunidades são estimuladas a atuar na preservação dos aspectos ambientais, sociais e econômicos dessas áreas e nas suas relações com as regiões vizinhas, com o País e no contexto mundial. Em Santa Catarina, o programa é coordenado pela organização não-governamental Klimata – Centro de Estudos Ambientais, de Florianópolis.

Ciclovia

Além de ser beneficiada com o projeto de revitalização, Laguna também será privilegiada com a construção de uma ciclovia à beira-mar. A obra já vinha sendo pleiteada por moradores e turistas da cidade. Na semana passada, o prefeito Adílcio Cadorin assinou a ordem de serviço que deverá transformar em realidade um antigo sonho. A obra terá três quilômetros de extensão e vai ligar a Praia do Gi ao Molhe da Barra, facilitando o deslocamento de turistas e moradores locais. O investimento é de R$ 130 mil e contará com recursos do Governo Federal e da própria prefeitura de Laguna.

continua após a publicidade

continua após a publicidade