Foto: Hélio Magalhães |
A bela Paraty é um dos pontos de parada do passeio: nada mal para um banho de mar. |
Uma nova forma de fazer turismo está chegando nas costas brasileiras: o charter em veleiro, da Latitude Companhia de Charter. A proposta não é ser simplesmente uma locação de uma embarcação, mas uma experiência personalizada, já que tudo é pensado de acordo com as expectativas dos participantes do passeio. Para tanto, dias antes da viagem, os clientes respondem a um questionário indicando as preferências de passeios – se apreciam mergulhos, lugares calmos ou points – a pesquisa também inclui preferências de alimentação e bebidas. Assim, a equipe da Latitude desenvolve uma programação dirigida, permitindo que o cliente possa, também, escolher a emoção que será vivenciada: aventura, tranqüilidade, êxtase ou um pouco de cada um.
As águas de Paraty e Angra dos Reis (RJ) são o cenário desta viagem, mas também é possível contratar o charter em outra localidade, basta combinar com a empresa. O convidado define, juntamente com o comandante, o roteiro que irá fazer. Ele escolhe a rota, determina o ritmo da viagem e acorda a cada manhã em um local diferente. O charter permite liberdade para quem faz: é possível escolher entre caminhadas em praias desertas ou trilhas ecológicas, mergulhos em águas cristalinas, passeio a noites badaladas do litoral, jantar romântico no barco ou férias distantes de lugares comuns. É possível, inclusive, ensaiar algumas velejadas. O cliente inexperiente pode, se quiser, receber aulas de como velejar. Já para quem veleja, é possível dar a direção do passeio.
O roteiro pré-definido não impede que o cliente mude os planos, mas o comandante orienta o viajante sobre as condições do mar, a direção do vento e a previsão do clima para que a melhor decisão seja escolhida.
Menu
Uma chef de cozinha prepara iguarias, respeitando as respostas obtidas na entrevista, que é feita com todos os participantes do passeio. A experiência gastronômica é rica desde o café da manhã – pães especiais, geléias, bolos, sucos, diversos embutidos, enfim atende a dietas lights e até as mais ricas. Durante o dia, há o open bar com quitutes especiais.
No almoço é oferecido um lanche, permitindo que o cliente aprecie melhor o dia. São saladas, frutos do mar, peixes, queijos, frutas etc. O jantar é como de um restaurante de alta gastronomia. É possível apreciar carnes, peixes e frutos do mar, regado a um bom vinho, finalizando com sobremesa e café.
Cabe lembrar que o charter, oferecido pela Latitude, inclui todas as refeições. O bar também estará aberto, e até uma churrasqueira pode ser montada para preparar um grelhado especial.
Segurança
Segurança também é um dos requisitos. Os tripulantes da Latitude têm ampla experiência de navegação no mar. O comandante tem conhecimento de mecânica, elétrica e primeiros socorros. Os barcos excedem as normas e procedimentos de segurança e têm botes e coletes salva-vidas para o número de pessoas indicado.
Os barcos dispõem de equipamentos de mergulho livre (apnéia), de pesca e um bote de apoio com motor de popa, que podem ser utilizados em excursões de exploração dos lugares próximos às ancoragens, sem custos adicionais.
Para o conforto, equipamentos de som e DVD, água quente e fria nos chuveiros, energia 12V e 110V e gerador. Os barcos da empresa são desenvolvidos em estaleiros conceituados e a frota é composta por quatro embarcações diferentes: Bahia 46, Bruce Roberts 45, German Frers 36 e Hallberg Frers 36.
A Latitude tem base na Marina 188, a três quilômetros de Paraty, em direção a São Paulo. De lá é possível definir o roteiro que melhor atende ao interesse do velejador. O roteiro ideal é de uma semana, sete dias e sete noites, incluindo uma noite de adaptação com a embarcação atracada na Marina para os velejadores iniciantes. Mas é possível fazer roteiros de três dias. Há pacotes especiais para datas comemorativas. Mais informações: (13) 3228-8624 ou www.latitudecharter.com.br.