Considerada uma das cidades com maior área verde por habitante, Vitória (ES) possui parques urbanos e naturais, que contam toda a infra-estrutura para receber: locais para caminhada, quadras esportivas, parquinhos infantis, árvores frutíferas, centros de educação ambiental, entre outros.
Parque Municipal Horto de Maruípe: É um belo cenário reconstruído da Mata Atlântica, recoberto pelo verde e colorido pelas flores, entre elas, diversas espécies de bromélias típicas das montanhas do Estado.
Parque Municipal da Fazendinha: Um lugar perfeito para repousar à sombra de árvores frutíferas, como mangueiras, cajueiros, jambeiros e laranjeiras, e de exemplares de Mata Atlântica.
Parque Mun. de Tabuazeiro: Encravado nos contrafortes do Maciço Central de Vitória, foi implantado em uma área remanescente de um sítio agrícola. Por isso, são encontradas inúmeras árvores frutíferas.
Parque Pedra da Cebola: Possui exemplares de Mata de Restinga e de Mata Atlântica e vegetação rupestre nativa do local, que abrigam pequenos répteis e aves.
Parque Est. da Fonte Grande: Contrasta com a agitação da metrópole e é um convite para quem deseja relaxar apreciando a natureza.
Parque Moscoso: É o mais antigo parque de Vitória. Está situado no centro da cidade e possui um sinuoso lago com peixes e ilhas, cortado por pontes de concreto que imitam a textura de troncos, e vegetação essencialmente composta por espécies nativas de Mata Atlântica.