Parque ecoturístico oferece aventura em Brotas

Com uma história sempre ligada à produção rural e economia agrícola, a pequena cidade de Brotas, no centro do Estado de São Paulo, desponta hoje como importante destino ecoturístico. Seus atrativos naturais muitos hídricos, entre cachoeiras, corredeiras e nascentes – atraem milhares de visitantes que gostam de praticar atividades em meio à natureza e esportes de aventura.

Hoje, além dos atrativos espalhados por seu território, Brotas conta com o Mata?dentro Eco Parque, um espaço de quinhentos mil metros quadrados de mata fechada, situado a 24 quilômetros do centro, aberto ao público no dia 2 de novembro.

Lá o turista pode praticar arvorismo, trilha, cavalgada e canyoning (exploração de rios, canyons e cachoeiras usando técnicas de escalada). Por estar fechada à visitação pública durante décadas – o local abriga a antiga Usina Hidrelétrica Jacaré, desativada nos anos setentas – a área é totalmente preservada e conta com grande extensão de mata nativa.

Grande extensão de mata nativa
propicia a prática do arvorismo.

Além do ecoturismo, o parque também conta com atrativos culturais: o Museu da Energia-Usina – Parque do Jacaré, que abrange reservatório, barragem e canal adutor, construído em madeira com cintas de ferro, solução encontrada diante da escassez de aço durante a 2.ª Guerra Mundial. Fazem parte também desse museu ?vivo? a Casa das Máquinas e a Vila Residencial, que formam um conjunto arquitetônico curioso: os embasamentos, molduras das janelas e pilares das varandas são ornamentados com lascas de pedras sobrepostas, lembrando o couro do jacaré.

O Mata?dentro Eco Parque é resultado de uma parceria entre a Alaya, empresa especializada em atividades outdoor com base operacional em Brotas, e a Fundação Patrimônio Histórico da Energia de São Paulo, proprietária da usina. O acordo visa a implementação de infra-estrutura para visitação pública e de diversas opções de esportes da natureza, com base no turismo sustentável.

O projeto irá ainda propiciar a revitalização do bairro, oferecendo uma oportunidade profissional para jovens, artesãos e comércio local. O visitante pode usufruir da infra-estrutura da base operacional da Alaya no local, que conta com estacionamento, sala de descanso, banheiros e vestiários com chuveiros.

Serviço: Para poder ter acesso ao parque e praticar as atividades oferecidas, é preciso adquirir um pacote junto à Alaya, operadora local. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3653-5656 ou no site www.alaya.com.br.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo