O Parque das Dunas compreende um patrimônio natural e paisagístico único. É uma Área de Preservação Permanente extremamente vulnerável à atividade humana (pisoteamento, supressão da vegetação e especulação imobiliária), representando um dos principais pontos turísticos da Região dos Lagos.
O solo dessa região foi formado por um processo de sedimentação marinha e eólica. Sua vegetação característica é a restinga, com características faunísticas e florísticas relevantes.
A incrível formação de montanhas brancas temporárias foi o que a mãe natureza resolveu dar de presente à cidade. Esses morros de areias brancas e finas tem o brilho revelado pelo sol e o formato moldado pelos ventos. São de origem marinha e algumas, próximas à Praia do Forte, são cobertas de restinga.
Na estrada que vai para Arraial do Cabo é onde fica o conjunto mais bonito de “dunas brancas” e também onde se encontra a maior de todas, chamada de “Duna Mãe”. A sua imponência é ideal para apreciar o pôr do sol do alto dela. A visitação dessa duna no verão é das 9 às 20h. Um outro conjunto de dunas fica na praia do Peró. Elas costumam mudar de posição em função da força dos ventos. As dunas fazem a festa da criançada que, encontra nelas um tobogã natural, pronto para escorregar.