Imensa piscina natural revela aos
mergulhadores rica biologia marinha.

Que Paripueira é a cidade litorânea mais popular de Alagoas muita gente já sabe. O que pouca gente sabe é que esse município, localizado a apenas 33 quilômetros da capital Maceió, esconde belezas naturais pouco exploradas. São praias de águas mansas e mornas, que se transformam em um convite ao mergulho, quilômetros e mais quilômetros de recifes que abrigam as mais diversas espécies de corais e animais marinhos e, ainda, um vasto manguezal, que pode ser considerado um ecossistema ainda pouco explorado na região.

Nas alvas areias de Paripueira pode-se aproveitar o sol, desfrutando do silêncio e da calmaria do lugar, que abriga um dos santuários ecológicos mais importantes para o trabalho de preservação e defesa do peixe-boi marinho, espécie ameaçada de extinção.

Mas a grande atração do lugar é a grande quantidade de piscinas naturais que se formam ao longo de seus 93 quilômetros de costa e que podem ser desfrutadas de maneira plena nos períodos de maré baixa.

Dizem que se trata da maior concentração de piscinas naturais do mundo próxima à praia – dista apenas 1,5 quilômetro da costa.

De uma cristalinidade incrível, as piscinas de Paripueira ficam a aproximadamente setecentos metros da areia.

Mergulho

O mergulho é o esporte náutico ideal para quem visita o lugar e pode ser feito com a ajuda de monitores especializados. Para se chegar até lá, o visitante é transportado em barcos catamarãs.

Para que seja mantida a biodiversidade do local e a perfeita sobrevivência dos animais marinhos, biólogos acompanham todo o passeio, supervisionando as atividades e, principalmente, alertando para que sejam levadas do local apenas as “boas recordações”.

A cidade abriga uma grande quantidade de casas de veraneio, que se enchem de turistas e de alagoanos na alta temporada e no Carnaval ,que é, certamente, um dos mais tradicionais e animados do estado.

Com uma população de aproximadamente 8.200 habitantes, a economia do município é basicamente sustentada pela pesca e pela agropecuária, além do turismo, que vem se destacando bastante nos últimos anos.

As praias da cidade de Paripueira são Costa Brava, Sonho Verde e Paripueira.

Sonho verde

Um cenário que atrai turistas há décadas é a paradisíaca praia de Sonho Verde. Perfeita para a diversão da criançada, é um dos locais mais admirados do litoral norte alagoano. Dona de um visual único e privilegiado, a localidade oferece aos visitantes uma boa infra-estrutura composta por restaurantes, lojinhas de artesanato e quiosques onde se pode encontrar algumas iguarias da região, como as deliciosas cocadas.

Considerada também uma cidade com vocação para festas, a maior manifestação cultural de Paripueira acontece no mês de janeiro.

É a festa do padroeiro da cidade, Santo Amaro, que reúne pessoas dos municípios vizinhos em uma grande quermesse. Ainda os festivais da Agulha e da Lagosta também se destacam no calendário festivo da localidade.

No universo das tradições folclóricas, o pastoril é um dos folguedos mais prestigiados da região. E quando se trata de artesanato, as bijuterias confeccionadas com conchas e búzios da região chamam a atenção dos turistas.

Serviço – O passeio a Paripueira deve ser adquirido em uma das agências de receptivo de Maceió. O preço do passeio é R$ 75 e inclui traslados de ida e volta (hotel Maceió-Paripueira) e passeio de jangada. Existe também, para quem preferir, somente o passeio de jangada para quem já está em Paripueira. O preço é R$ 20 por pessoa.

continua após a publicidade

continua após a publicidade