Conhecer os principais e novos destinos e atrativos turísticos no Paraná para divulgá-los no Salão do Turismo -Roteiros do Brasil, que será promovido pelo Ministério do Turismo de 1.º a 5 de junho, em São Paulo. Esse é um dos objetivos da visita técnica do consultor José de Freitas Ornelas, contratado pelo Ministério do Turismo, que, durante toda a última semana semana, percorreu os principais roteiros de diversas partes do Estado.

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Além do salão, conhecer os atrativos do Paraná será fundamental para o ministério ajudar na divulgação no mercado internacional, por meio do Plano Aquarela. "São duas ações: de um lado implantar um plano de marketing para a divulgação do Brasil no exterior, que é o Plano Aquarela; de outro, contribuir para o desenvolvimento de novos destinos brasileiros e divulgar o Brasil dentro de suas fronteiras. Isso porque divulgavam-se apenas roteiros consolidados. Não se divulgam roteiros interessantes do interior do País", explicou Ornelas.

De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Celso de Souza Caron, "a visita do consultor faz parte da nossa parceria com o governo federal, com o objetivo de divulgar o Paraná no exterior e para os brasileiros". Para Souza Caron, esse trabalho "vai estimular uma maior permanência do turista no nosso Estado". A intenção do secretário é contribuir para estimular principalmente o turismo rodoviário com guias locais.

"A nova marca Brasil, apresentada pelo governo federal em fevereiro, vai identificar nossa cultura, a gastronomia. A idéia do Ministério do Turismo e da Embratur é tornar o Brasil presente nas grandes feiras internacionais. Haverá também um site com destinos. Tudo está sendo formatado. Temos a literatura sobre os destinos e minha passagem é para conhecer um pouco mais de perto, conhecer as pessoas, o lado emocional", acrescentou o consultor.

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O Plano Aquarela será resultado do Programa de Regionalização do Turismo. "O pontapé inicial será em junho, no Salão de Turismo, em São Paulo. Vai ser muito interessante porque será aberto ao público. Será a primeira vez que acontece uma feira de cinco dias direcionada ao cliente direto e promovida pelo Ministério do Turismo", disse.