Paraná lança plano do turismo até 2011

O Paraná acaba de traçar um planejamento estratégico para incrementar os números do turismo em todo o Estado. As ações, programas e metas estão discriminadas no Plano de Desenvolvimento do Turismo 2008-2011, lançado nesta segunda-feira pelo governador Roberto Requião e secretário de Estado do Turismo, Celso de Souza Caron. Entre as principais metas estão o aumento do número de turistas nacionais e estrangeiros em 25%, a extensão da permanência destes turistas de 3,8 para 4,4 dias, o incremento do gasto médio per capita em 15% e da receita gerada pelos turistas em 30%.

?Vamos trabalhar em três vertentes: o fortalecimento da Secretaria Estadual do Turismo e outros órgãos governamentais ligados ao setor; o desenvolvimento das regiões turísticas, transformando potencial em produto e a promoção e divulgação dos destinos e produtos?, cita o secretário Celso Caron. O Paraná está dividido em nove regiões turísticas que englobam 210 municípios. Destas regiões, quatro são consideradas prioritárias Curitiba e região metropolitana, Campos Gerais, litoral e Foz do Iguaçu e municípios lindeiros.

Para o desenvolvimento das ações, o plano prevê parcerias, regionalização do turismo, articulação institucional e parlamentar, organização e estruturação da oferta turística, qualificação dos produtos turísticos e dos profissionais, normalização e certificação do turismo.

Sem saber ao certo o volume de recursos disponíveis, pelo menos, para a fase inicial do plano, o secretário disse ter ficado surpreso quando o governador Requião anunciou que irá dispôr um aumento de verbas para a Secretaria de Turismo no ano que vem. Para Antônio Azevedo, presidente da Abav-PR (Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná), a disponibilidade de recursos agora é o ponto principal. ?Vontade política sempre existiu, mas a questão da verba é ponto-chave para que o plano realmente dê certo e alcance os seus objetivos?, destaca.

A Abav-PR é uma das entidades que fazem parte do Conselho Consultivo de Turismo do Paraná, que contribuiu com sugestões para a elaboração do plano de desenvolvimento do turismo. ?É a primeira vez que o Estado tem um plano como este. É claro que, ao longo do tempo, pode haver necessidade de aperfeiçoá-lo, mas já é um grande avanço?, afirma Azevedo. ?Há necessidade, por exemplo, de identificar, por meio de critérios técnicos, os municípios com efetivo potencial de desenvolvimento turístico para caracterizar quais são ou podem vir a ser efetivamente destinos turísticos?, considera.

Requião informou a possibilidade de usar a TV Educativa para, além de promover os destinos turísticos do Estado, divulgar pacotes e meios de hospedagem situados ao longo dos roteiros. ?Podemos criar projetos de mídia para setores específicos do turismo?, disse.

Em 2006, o Paraná recebeu 7,31 milhões de turistas, dos quais 12,7% estrangeiros. Eles geraram uma receita de US$ 1,5 bilhão. A permanência média deles no Estado foi de 3,8 dias e o gasto médio per capita, US$ 61,6.

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