Walter Alves/O Estado do Paraná |
Buraco do Padre é destaque nos Campos Gerais. |
Natureza, história, praia, aventura são alguns dos elementos presentes nos novos roteiros turísticos do Paraná. Eles serão conhecidos, a partir de hoje, por grande parte do trade do Brasil e do Mercosul, assim como pelo público em geral que visitar a Abav 2006 -Feira das Américas e 34.º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Exposições de Turismo da Associação Brasileira das Agências de Viagens, no Riocentro, Rio de Janeiro. O evento, que é aberto hoje e segue até domingo, é considerado o maior e mais importante do setor no Brasil.
Em uma área de exposição de 885 metros quadrados, que dividirá com os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o Paraná vai apresentar, apoiado em um material institucional de qualidade, sessenta novos roteiros, dos quais 54 destinados ao mercado nacional e seis ao internacional. Vai destacar em belas imagens fotográficas de grandes dimensões os principais ícones do turismo das cinco regiões do estado que constituem destinos e produtos turísticos consolidados: litoral, Curitiba e região metropolitana, Foz do Iguaçu e municípios lindeiros de Itaipu, Campos Gerais e a região norte/noroeste. ?Vamos mostrar mais uma vez a importância dos destinos turísticos paranaenses no cenário latino-americano?, diz o secretário de Estado do Turismo, Celso Caron.
Parque Nacional do Iguaçu |
Foz está presente em dois roteiros para o mercado externo. |
Vão ganhar especial atenção os destinos avaliados como prioritários pelo Ministério do Turismo, destinados principalmente ao mercado internacional: ?Iguassu & Caminhos Integrados ao Lago de Itaipu?, ?Curitiba e os Santuários Ecológicos do Litoral do Paraná?, ?Natureza e História na Rota dos Tropeiros?, ?Paraná, do Atlântico ao Iguaçu?, ?Iguassu Missões? e ?Ecoturismo: do Pantanal ao Iguassu?, estes dois últimos integrados, organizados em conjunto, respectivamente, com o Rio Grande do Sul e o Mato Grosso do Sul.
Pacotes com esses novos roteiros turísticos também serão apresentados e oferecidos aos profissionais presentes ao evento. Uma área de convivência será destinada à degustação da gastronomia típica, realização de shows e outras apresentações culturais. Dentre os participantes do Paraná, destacam-se prefeituras municipais, órgãos públicos, conventions bureaux, entidades de classe, empresas do setor hoteleiro, agências de receptivo e centros de exposições.
Sebrae/PR |
Ilha do Mel é ?santuário ecológico do litoral?. |
A participação dos roteiros integrados internacionais na Abav 2006 consolida as ações desenvolvidas nos três estados do sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O roteiro ?Ecoturismo: do Pantanal ao Iguassu? integra duas macro regiões: a sul e a centro-oeste, representadas pelos estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul. O roteiro turístico internacional ?Iguassu Missões? une o Paraná e o Rio Grande do Sul e também províncias da Argentina e departamentos do Paraguai. O estande da região macro sul contará com um espaço específico para a divulgação do Roteiro Integrado Internacional Iguassu Missões.
No ano passado, mais de 700 empresas expositoras do Brasil e delegações de 33 países ocuparam os pavilhões do Riocentro. Os organizadores acreditam que esse número seja superado nesta edição.
Paraná, turístico do Atlântico ao Iguaçu
Danielle de Sisti |
Os curiosos arenitos reservam surpresas no passeio ao Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa. |
A Região Metropolitana de Curitiba, o litoral, os Campos Gerais e a região oeste com os municípios lindeiros ao Lago de Itaipu são os destinos que serão visitados pelo turista estrangeiro que vier ao Paraná e optar pelo roteiro ?Paraná, do Atlântico ao Iguaçu?. Além deste, outros cinco também foram formatados visando o mercado internacional, conforme meta traçada pelo Ministério do Turismo de que cada estado tenha, pelo menos, três produtos turísticos de padrão internacional para vender aos turistas estrangeiros.
Os demais roteiros são:
?Iguassu e Caminhos Integrados ao Lago de Itaipu?, ?Curitiba e os santuários ecológicos do litoral do Paraná?, ?Natureza e história na Rota dos Tropeiros?, ?Iguassu Missões? (que engloba também o Rio Grande do Sul) e ?Ecoturismo: do Pantanal ao Iguassu? (que envolve o Estado do Mato Grosso do Sul).
De leste a oeste
Átila Alberti/O Estado do Paraná |
Roteiro tem início em Curitiba, onde o Parque Tanguá é um dos principais atrativos turísticos. |
?Paraná, do Atlântico ao Iguaçu?, oferecido pela Operadora Paraná Travel, é um roteiro com chances de agradar turistas de gostos variados, já que envolve ecoturismo, turismo de aventura, turismo cultural e turismo de sol e praia. São seis dias e cinco noites, começando com um city tour por Curitiba (Catedral, Teatro Guaíra, Rua 24 Horas, Jardim Botânico, Bosque do Papa, Ópera de Arame, Parque Tanguá, setor histórico, entre outros atrativos da capital), seguido de almoço no bairro italiano de Santa Felicidade.
No segundo dia, o destino é a cidade de Morretes, com passeio pelo centro histórico e almoço típico com barreado. De lá, segue-se para Pontal do Paraná, de onde parte o barco para a Ilha do Mel. Depois do check-in em uma pousada local, os turistas saem para uma caminhada ao Farol das Conchas e o resto do tempo é livre para banhos de sol e mar.
O terceiro dia é dedicado a curtir as belezas da ilha, começando com uma caminhada para Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres ou Gruta das Encantadas. Depois, os turistas retornam a Curitiba e pernoitam. No quarto dia, segue-se para Ponta Grossa, nos Campos Gerais, onde os turistas podem conhecer o Parque Estadual de Vila Velha, um dos cartões-postais do estado, e lá se encantar com as furnas, lagoa dourada e, principalmente, os arenitos, imensas rochas que, esculpidas pela natureza, ganharam formas curiosas.
Neste mesmo dia, parte-se para Foz do Iguaçu, onde, no dia seguinte, os turistas conhecerão o principal atrativo turístico do estado: as cataratas, no Parque Nacional do Iguaçu, além de fazer o passeio do Macuco Safári (barco que conduz os mais aventureiros a bem perto das quedas) e almoçar no Restaurante Porto Canoas.
O sexto e último dia do roteiro, ainda em Foz, as visitas são ao Marco das Três Fronteiras e à gigantesca Usina Hidrelétrica de Itaipu.
Esse roteiro é oferecido como modelo, podendo ser adaptado conforme a escolha do turista. Mais informações sobre esse roteiro podem ser obtidas junto à Paraná Travel, pelos telefones (41) 3233-8054 e 3222-9095 ou ainda acessar o site www.paranatravel.com.br.
Costa Oeste, muito além de Foz
Divulgação |
?Desbravando a Costa Oeste? inclui Santa Helena e sua praia artificial. |
Foz do Iguaçu está incluída em vários dos 54 novos roteiros direcionados ao mercado nacional que o Paraná vai divulgar durante a Abav 2006 – Feira das Américas e 34.º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Exposições de Turismo da Associação Brasileira das Agências de Viagens, a partir de hoje, no Riocentro, Rio de Janeiro. Nem poderia ser diferente, já que a cidade é um dos principais destinos turísticos não só do estado como do sul do Brasil, devido às Cataratas do Iguaçu.
Mas pelo menos um desses roteiros pretende mostrar a região, muito além do Parque Nacional do Iguaçu. ?Desbravando a Costa Oeste? destaca os municípios lindeiros ao Lago de Itaipu, e tem enfoque no turismo rural. O passeio é de cinco dias e quatro noites, começando por Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu, com sua praia artificial.
A pernoite é em São Miguel do Iguaçu, na Pousada Fazendinha, que oferece piscina, trilhas, lago para pesca, passeio a cavalo e, no fim da tarde, um café colonial. O roteiro inclui também uma visita à Fazenda Apolo, de cultivo de soja e trigo e criação de gado. Itaipulândia é o próximo destino. Lá, é feito um city tour e a tarde é livre, período em que se pode visitar a praia artificial. O descanso está previsto para Santa Helena, no Hotel Grande Lago e, no dia seguinte, passeio na cidade e em sua praia artificial.
Ainda no terceiro dia, os turistas conhecem Entre Rios do Oeste, onde é feito um city tour e seguem para Guaíra, com hospedagem no Hotel Deville Express. No dia seguinte, está previsto um safári fotográfico e a tarde é livre. No quinto dia, segue-se para o aeroporto de Foz do Iguaçu, de onde saem os vôos para as cidades de origem.
Serviço – Este pacote é oferecido pela Operadora Naipi Travel Service, em Foz do Iguaçu. Telefone (45) 3521-9400 e site www.naipi.com.br.