Grandes imagens fotográficas
vão exibir os principais ícones
do turismo paranaense.

Destinos e produtos turísticos de cinco regiões do Paraná serão apresentados ao trade, e público geral, na Feira das Américas e 33.º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Exposições de Turismo, promovido pela Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav). Considerada pelo trade como o maior evento do setor, a feira abre amanhã e segue até domingo, no RioCentro, Rio de Janeiro.

continua após a publicidade

Mais de 700 empresas expositoras do Brasil, entre companhias aéreas, redes hoteleiras, operadoras de turismo, cartões de crédito, locadoras de automóveis, seguros de viagem e destinos nacionais e internacionais apresentarão seus produtos e serviços. Delegações de 33 países confirmaram presença. A expectativa dos organizadores é receber vinte mil visitantes.

Estande compartilhado

O Paraná vai dividir com os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul uma área de exposição de 753 metros quadrados. A Região Sul do Brasil vai privilegiar as áreas de negócios, promoção, divulgação e programação visual. Será uma reprodução adaptada do estande do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil (realizado em São Paulo, em junho deste ano), com o objetivo de atender à comercialização dos produtos e destinos. ?Pela primeira vez, o Paraná compartilha com os dois estados do Sul um grande estande na Abav. Em parceria, vamos mostrar nosso potencial turístico, promover e divulgar os principais atrativos paranaenses?, diz o secretário de Estado do Turismo, Celso Caron.

O espaço ocupado pelo Paraná vai destacar, em imagens fotográficas de grandes dimensões, os principais ícones do turismo das cinco regiões do Estado que já constituem destinos e produtos turísticos consolidados: Litoral, Curitiba e Região Metropolitana, Foz do Iguaçu e municípios Lindeiros de Itaipu, Campos Gerais e a Região Norte/Noroeste.

continua após a publicidade

Uma área de convivência de 168 metros quadrados será destinada à degustação da gastronomia típica, realização de shows e outras apresentações culturais dos três estados. Dentre os participantes do Paraná, destacam-se prefeituras municipais, órgãos públicos, conventions bureaux, entidades de classe, empresas do setor hoteleiro, agências de receptivos e centros de exposições. ?O espaço será uma grande vitrine, que permitirá aos patrocinadores a divulgação e exposição de seus serviços e produtos, assim como estabelecer estratégias promocionais?, diz Caron. Mais de setecentas empresas expositoras do Brasil e delegações de 33 países vão ocupar os pavilhões do Riocentro.

Entusiasmo

O secretário de Turismo, Celso Caron, comenta que o otimismo do setor no Estado é resultado de recentes pesquisas realizadas pela pasta, que experimenta expansão dos cinco principais setores da cadeia produtiva do turismo. Dados de 2003 e 2004 da Secretaria de Estado do Turismo/Paraná Turismo apontam o aumento no cadastramento de agências de turismo, de organizadores de eventos, transportadoras, meios de hospedagem e de guias de turismo.

continua após a publicidade

Atualmente, conforme registros do cadastro da Secretaria de Estado do Turismo/Embratur de dezembro de 2004, no Paraná existem 554 estabelecimentos de hospedagem, 546 empresas de transporte, 1.008 agências de viagens, 1.082 guias de turismo e 93 firmas organizadoras de eventos.

Ao mesmo tempo, verificou-se que mais de 6,7 milhões de turistas vieram para o Paraná em 2004, o que resultou numa receita superior a US$ 1,06 milhão. Desse total de turistas, 45% são do próprio Estado, 20% são estrangeiros e 35% de outras regiões do País.

Aberta ao público

No sábado e domingo, a Feira das Américas será aberta ao público em geral. Os ingressos estarão à venda na bilheteria do Pavilhão 3, no Rio centro, no sábado, a partir das 15h e no dia 30, as 11h30. O pavilhão estará aberto até as 20h30. O ingresso custará R$ 10. Estudantes, visitantes com idade superior a 65 anos e crianças de até 12 anos pagam meio ingresso. A expectativa dos organizadores é receber vinte mil visitantes nos quatro dias de evento. Mais informações podem ser obtidas no site www.feiradasamericas.com.br.