Grandes imagens fotográficas vão exibir os principais ícones do turismo paranaense. |
Destinos e produtos turísticos de cinco regiões do Paraná serão apresentados ao trade, e público geral, na Feira das Américas e 33.º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Exposições de Turismo, promovido pela Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav). Considerada pelo trade como o maior evento do setor, a feira abre amanhã e segue até domingo, no RioCentro, Rio de Janeiro.
Mais de 700 empresas expositoras do Brasil, entre companhias aéreas, redes hoteleiras, operadoras de turismo, cartões de crédito, locadoras de automóveis, seguros de viagem e destinos nacionais e internacionais apresentarão seus produtos e serviços. Delegações de 33 países confirmaram presença. A expectativa dos organizadores é receber vinte mil visitantes.
Estande compartilhado
O Paraná vai dividir com os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul uma área de exposição de 753 metros quadrados. A Região Sul do Brasil vai privilegiar as áreas de negócios, promoção, divulgação e programação visual. Será uma reprodução adaptada do estande do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil (realizado em São Paulo, em junho deste ano), com o objetivo de atender à comercialização dos produtos e destinos. ?Pela primeira vez, o Paraná compartilha com os dois estados do Sul um grande estande na Abav. Em parceria, vamos mostrar nosso potencial turístico, promover e divulgar os principais atrativos paranaenses?, diz o secretário de Estado do Turismo, Celso Caron.
O espaço ocupado pelo Paraná vai destacar, em imagens fotográficas de grandes dimensões, os principais ícones do turismo das cinco regiões do Estado que já constituem destinos e produtos turísticos consolidados: Litoral, Curitiba e Região Metropolitana, Foz do Iguaçu e municípios Lindeiros de Itaipu, Campos Gerais e a Região Norte/Noroeste.
Uma área de convivência de 168 metros quadrados será destinada à degustação da gastronomia típica, realização de shows e outras apresentações culturais dos três estados. Dentre os participantes do Paraná, destacam-se prefeituras municipais, órgãos públicos, conventions bureaux, entidades de classe, empresas do setor hoteleiro, agências de receptivos e centros de exposições. ?O espaço será uma grande vitrine, que permitirá aos patrocinadores a divulgação e exposição de seus serviços e produtos, assim como estabelecer estratégias promocionais?, diz Caron. Mais de setecentas empresas expositoras do Brasil e delegações de 33 países vão ocupar os pavilhões do Riocentro.
Entusiasmo
O secretário de Turismo, Celso Caron, comenta que o otimismo do setor no Estado é resultado de recentes pesquisas realizadas pela pasta, que experimenta expansão dos cinco principais setores da cadeia produtiva do turismo. Dados de 2003 e 2004 da Secretaria de Estado do Turismo/Paraná Turismo apontam o aumento no cadastramento de agências de turismo, de organizadores de eventos, transportadoras, meios de hospedagem e de guias de turismo.
Atualmente, conforme registros do cadastro da Secretaria de Estado do Turismo/Embratur de dezembro de 2004, no Paraná existem 554 estabelecimentos de hospedagem, 546 empresas de transporte, 1.008 agências de viagens, 1.082 guias de turismo e 93 firmas organizadoras de eventos.
Ao mesmo tempo, verificou-se que mais de 6,7 milhões de turistas vieram para o Paraná em 2004, o que resultou numa receita superior a US$ 1,06 milhão. Desse total de turistas, 45% são do próprio Estado, 20% são estrangeiros e 35% de outras regiões do País.
Aberta ao público
No sábado e domingo, a Feira das Américas será aberta ao público em geral. Os ingressos estarão à venda na bilheteria do Pavilhão 3, no Rio centro, no sábado, a partir das 15h e no dia 30, as 11h30. O pavilhão estará aberto até as 20h30. O ingresso custará R$ 10. Estudantes, visitantes com idade superior a 65 anos e crianças de até 12 anos pagam meio ingresso. A expectativa dos organizadores é receber vinte mil visitantes nos quatro dias de evento. Mais informações podem ser obtidas no site www.feiradasamericas.com.br.