A Secretaria Estadual de Turismo/Paraná Turismo concluiu a 1.ª etapa da pesquisa de demanda turística, realizada nos principias portões de entrada de Foz do Iguaçu e Curitiba. A pesquisa terá oito etapas até o final desde ano. O objetivo é atualizar a série histórica por meio de dados como o fluxo de turistas que visitam o Paraná, perfil dos turistas, origem, permanência, gastos, e outras informações básicas. Essa pesquisa segue a metodologia aplicada pela Embratur em todo o País. Em Foz do Iguaçu a pesquisa foi realizada nas pontes internacionais Tancredo Neves e da Amizade, no aeroporto, rodoviária e BR 277. Já em Curitiba além do aeroporto e rodoviária, houve abordagem nas BRs 116, 376 e 277, com o apoio da Polícia Rodoviária.
Somente em Curitiba foram aplicados 3.508 questionários. Os dados ainda estão sendo compilados pela Paraná Turismo, que nos próximos meses apresentará um relatório com o resultado da pesquisa. A próxima etapa acontecerá em julho, período de férias e considerada alta temporada. Já a terceira etapa será realizada em outubro e novembro. Ao todo estão trabalhando nesta pesquisa 37 pessoas em Curitiba e 28 em Foz do Iguaçu. Segundo o diretor geral da Setu, Airton José de Jesus, “a última pesquisa foi realizada em 2001 e esta atualização permitirá à Secretaria Estadual de Turismo definir as estratégias e ações na promoção e divulgação dos atrativos turísticos do Paraná”.
Segundo dados da consulta realizada em 2001, 38% dos turistas que visitam Curitiba vêm a negócios, 30% para visitar parentes e 15% são turistas de lazer. Cerca de 30% desses turistas são do próprio Estado, enquanto que 28% procedem de São Paulo, 15% de Santa Catarina, 6% do Rio Grande do Sul, 5,5% do Rio de Janeiro, 4,8% são estrangeiros e 8,7% de outros estados. A pesquisa apontou ainda que como a maioria vem a negócios para Curitiba, 63,4% viajam sozinhos. Já para Foz do Iguaçu, o perfil dos turistas é diferente. Mais de 50% viajam a lazer. Desses, 37,9% viajam sozinhos, 36,3% com a família, 28,2% em grupo e 12,6% em excursão.
