Europeus conheceram, na semana passada, o Great Brazil Express (GBE), o trem de luxo do Paraná. A apresentação aconteceu durante a Top Resa Travel Market Show 2007, uma das maiores feiras da Europa, ocorrida na cidade de Deauville. O projeto é uma iniciativa da empresa brasileira HigiServ / Serra Verde Express com a belga Transnico International.
O tour será de seis, oito ou dez dias, quatro vezes ao mês e prevê passagem por 12 cidades brasileiras. Dentro do novo transporte, os visitantes percorrerão os municípios de Castro, Cascavel, Guarapuava, Irati, Ponta Grossa, Morretes e Piraquara. Por avião e ônibus, serão visitados Rio de Janeiro (RJ), Curitiba, Antonina, Tibagi e Foz do Iguaçu (Paraná). A expectativa de Adonai Arruda Filho, diretor da GBE, é a de atrair pelo menos 2.100 turistas estrangeiros por ano para este circuito. O pacote all inclusive custará a partir de US$ 2.092 euros, com hospedagem em quarto duplo, para tour de seis dias, incluindo aéreo nacional. O deslocamento internacional não está incluído neste valor.
A comercialização do GBE no exterior será feita pela Transnico International. Segundo Thierry Nicolas, sócio belga do empreendimento, o objetivo inicial é buscar turistas na Bélgica, Holanda e França. Aposta-se também no turismo de incentivo.
A viagem inaugural, no dia 6 de novembro, será exclusiva para convidados. Em dezembro, jornalistas europeus é que vão conhecer o novo produto turístico. A operação comercial começa dia 23 de abril do próximo ano. Informações: www. serraverdeexpress.com.br.