No passado, as restrições para bagagem de mão nas viagens aéreas diziam respeito, principalmente, a tamanho e peso das malas e bolsas, com o objetivo de garantir o conforto de todos. Desde os ataques terroristas de 11 de setembro, no entanto, o foco passou a ser segurança. Atualmente, não só tesouras de unha, canivetes e artigos pontiagudos são considerados possíveis armas. Xampus, tubos de pasta de dente e até garrafas de água entraram na lista de suspeitos. ?Foram incluídos nas restrições da bagagem de mão para vôos com destino aos Estados Unidos e ao Reino Unido todos os tipos de líquidos e também de gel?, diz o engenheiro Rogério Benevides Carvalho, gerente-geral da Superintendência de Infra-estrutura Aeroportuária da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

continua após a publicidade

De acordo com a Anac, somente remédios, acompanhados de receita médica no nome do passageiro, e alimentos para bebês podem ser levados na cabine de aviões que vão para os Estados Unidos e o Reino Unido. Líquidos, gel e aerossóis estão proibidos também em vôos que partem do Canadá. Pela lei brasileira, a bagagem de mão deve ter até cinco quilos e, no máximo, vinte centímetros de espessura, quarenta centímetros de largura e 55 centímetros de comprimento. Quem vai ao Reino Unido, no entanto, terá de observar regras mais rigorosas.

Segundo dados da companhia aérea inglesa British Airways, os passageiros de vôos para o país devem levar a bordo bagagem que não tenha mais de dezesseis centímetros de espessura, 35 de largura e 45 de comprimento. Nos aviões que partem de aeroportos ingleses, não é permitido entrar na cabine com nenhum tipo de cosmético, artigo de higiene pessoal, bebida ou isqueiro.

As novas regras para bagagem de mão no Reino Unido, nos Estados Unidos e no Canadá foram instituídas por tempo indeterminado. Listas completas dos itens proibidos em cada país estão disponíveis nos sites: www.dft.gov.uk (Reino Unido), www.tsa.gov (Estados Unidos) e www.catsa-acsta.gc.ca (Canadá).(AE) 

continua após a publicidade