O outono em Gramado cria cenários interessantes para os amantes da fotografia e aqueles que adoram caminhar e admirar os espetáculos da natureza. Nesta época do ano, nas ruas e parques da cidade, os moradores e visitantes podem apreciar os diferentes matizes das folhas que caem formando verdadeiros tapetes coloridos.
As folhas mudam de cor, variando entre tons avermelhados a amarelados. O vento passa e transforma o chão numa aquarela. Na Avenida Borges de Medeiros, principal rua da cidade, o turista já pode ver o tom avermelhado do Accer palmatum. Na Rua São Pedro, o espetáculo é do álamo prateado e os liriodendros estão na Rua Garibaldi.
O outono também nos traz o frio das manhãs e as tardes ensolaradas, que sugerem longos passeios e compras. À noite, o retorno da temperatura amena determina a busca dos ambientes acolhedores dos restaurantes e da qualificada hotelaria da cidade. Gramado tem atrativos o ano inteiro, mas nesta época o encanto da paisagem européia se mostra ainda mais presente.
Por isso, as estações de mais frio são as consideradas de alta temporada na cidade. Para atender os milhares de turistas que a visitam, Gramado conta com uma rede de hospedagem grande e variada. São 136 hotéis e pousadas que somam aproximadamente dez mil leitos.
Cidades bem próximas, como Canela, a apenas quatro quilômetros, além de Nova Petrópolis e São Francisco de Paula, também valem uma visita. Muitas agências de receptivo de Gramado oferecem passeios pela chamada Região das Hortênsias.
Mais informações sobre os atrativos e também opções de hospedagem e gastronomia em Gramado podem ser obtidas no Centro de Informações Turísticas, pelo telefone (54) 3286-1475; no Pórtico da cidade, pelo telefone (54) 3286-2803 ou ainda no site www.gramado.rs.gov.br.