Quem for à Inglaterra neste fim de ano não pode deixar de dar uma passadinha na capital. É que já estão acontecendo em Londres algumas exposições e eventos que prometem marcar o outono e início de inverno europeu e atrair turistas de todo o mundo. Exposições da obra do pintor Rubens, do designer da moda Armani e o primeiro Festival do Design de Londres …Eis alguns dos destaques do período.
Peter Paul Rubens: um toque de resplendor é o nome da exposição que acontece até 8 de fevereiro de 2004 e reúne cerca de quarenta esboços a óleo, além de desenhos relacionados com eles, do State Hermitage Museum, de Saint Petersburg, e do Courtauld Institute de Londres. Mais informações sobre a exposições podem ser obtidas no site www.hermitagerooms.org.uk.
Giorgio Armani: uma retrospectiva acontece desde 18 de outubro e vai até 15 de fevereiro e será a primeira exposição no novo espaço da Royal Academy, em Burlington Gardens. Apresentará mais de quatrocentas indumentárias, desde o início da década de 1980 até as suas mais recentes criações, juntamente com esboços originais e apresentações de vídeo. A entrada custa 9 libras. Site: www.royalacademy.org.uk.
Já o Museu Imperial de Guerra abriga Mulheres e Guerra?, até 18 de abril de 2004. Cobrindo o período da Primeira Guerra Mundial até os dias de hoje, conta a história de mulheres que se alistaram recrutas, enfermeiras, membros das forças terrestres, trabalhadoras das fábricas, agentes secretas, pilotos e membros do Corpo da Paz. Reúne uniformes, pinturas, fotografias, posters, filmes e artigos de recordação pessoal de museus e arquivos de vários países do mundo. Site: www.iwm.org.uk.
A História do Design Moderno no Lar, no Museu do Design, desde o dia 1.º de novembro, traça o tema desde as suas origens até o movimento moderno em fins do século XIX até a vida futurística e espaço de trabalho especialmente comissionado a Ronan e Erwan Bouroulle. A entrada custa 6 libras para adultos.