Além de suas praias, que são um atrativo o ano todo, o Rio de Janeiro é também um destino turístico interessante nas estações mais frias do ano, quando o belo e conhecido cenário se modifica, as temperaturas estão mais amenas e quase não há chuva. O melhor é que os atrativos culturais não param. De exposições e espetáculos teatrais a concertos, festivais de cinema e eventos esportivos, há sempre um programa para diferenciar os roteiros mais planejados. Os shows nas praias de Ipanema e Copacabana, com grandes nomes da MPB, e os jogos de futebol do campeonato brasileiro no Maracanã são clássicos da temporada.
O Teatro Municipal, os museus, centros culturais e casas de espetáculos do Rio apresentam programações intensas, com diversos espetáculos e exposições em cartaz. Os teatros da cidade também estão repletos de boas opções.
Um marco da cidade, o Pão de Açúcar não pode ser esquecido. É que, com a luz do outono, torna a vista do alto do Morro da Urca ainda mais bonita. Lá, as noites de sexta e sábado são embaladas por shows e muito agito, que reúne gente jovem e de todas as tribos.
Programas tradicionais como visita ao Cristo Redentor também podem ser bem aproveitados nessa época em que o número de turistas é menor. Para os que preferem opções exóticas, a dica é saltar de asa-delta da Pedra Bonita ou passear pela Feira de São Cristóvão, que reúne o melhor da gastronomia, folclore e artesanato nordestinos.
Cultural e histórico
O roteiro cultural histórico fica no centro do Rio. São imperdíveis as visitas à Praça XV, local onde se deu o início da vida republicana no Brasil; ao Paço Imperial, palácio que foi transformado em galeria de arte e abriga belas exposições; além da Quinta da Boa Vista, residência oficial da Família Imperial. A Cinelândia merece uma parada estratégica. Nesse ponto se concentram o Teatro Municipal, a Escola Nacional de Belas Artes e a Biblioteca Nacional, a maior da América Latina.
Bairros como a Lapa, berço da boemia carioca, com seus arcos exuberantes, e Santa Teresa, que pode ser percorrida de bonde, conservam casarões e sobrados do início do século e sobrevivem como retratos vivos do Rio antigo. A Barra da Tijuca desponta como bairro moderno e turístico com excelentes opções de lazer, gastronomia e compras. Ao todo, a região tem 47 salas de cinema, três salas de teatro, 21 casas noturnas, 23 bares e pubs e 105 restaurantes. É na região da Barra que ficam também as praias mais limpas do Rio, como Reserva, Prainha e Grumari, que atualmente se destacam também pela presença de bons restaurantes.
Opções de hospedagem
lSão muitas as opções de hospedagem no Rio de Janeiro, que vão desde unidades pertencentes a grandes redes nacionais e internacionais, hotéis particulares menores até um Bed and Breakfast, opção bem mais econômica, situado no antigo bairro de Santa Teresa.
lA Rede Luxor, por exemplo, está presente em vários bairros. Veja algumas opções de hotéis na cidade:
Luxor Regente (Avenida Atlântica, 3.716 – telefone 21 -2525-2070; Luxor Continental (Rua Gustavo Sampaio, 320 – telefone 21 – 2546-1070; Luxor Copacabana (Avenida Atlântica, 2554 – telefone 21 -2548-2245)
Ipanema Plaza Hotel (Rua Farme de Amoedo, 34 – Ipanema – telefone 21 – 3687-2000.
O Bed & Breakfast de Santa Teresa, situa-se na Rua Progresso, 67 – telefone 21 -2221-7635.