Os sabores do Ceará, do Brasil e do mundo se encontram em Fortaleza. Restaurantes para todos os gostos estão espalhados pela cidade, cada um com seu tempero especial. Na cidade se come de tudo. Na avenida Beira-mar, as peixadas mexem com o paladar de qualquer um.

continua após a publicidade

Os frutos do mar não podem ser esquecidos: lagosta grelhada, camarão ao catupiry, ostras, moqueca de arraia e outras iguarias dos verdes mares cearenses podem ser apreciadas. Não deixe de experimentar o caranguejo, tradição das noites de quinta-feira, na Praia do Futuro. Estes e outros pratos podem ser encontrados também no bairro Varjota, a poucos quilômetros da Beira-mar, onde há um grande número de restaurantes.

Além das delícias vindas do mar, na Varjota os visitantes encontram a deliciosa cozinha sertaneja. Baião-de-dois (arroz e feijão) com nata e queijo é um prato bastante pedido no local. No bairro, destacam-se ainda o carneiro e a galinha à cabidela, que são pedidos para quem quer conhecer ou lembrar o gosto do sertão. A carne-de-sol já foi alimento básico do sertanejo no início da colonização do Ceará.
Hoje é uma iguaria apreciada em vários pontos da cidade, não só na Varjota. Juntamente com farofa, a carne-de-sol transforma-se em paçoca. No bairro, existem churrascarias com opções como picanha, maminha, coração de frango e outras tantas delícias. A apimentada comida mexicana é encontrada na Varjota. Os turistas encontram em Fortaleza o que há de melhor na cozinha internacional. Gastronomia italiana, portuguesa, libanesa, japonesa, mexicana, chinesa, tailandesa e francesa são apenas alguns exemplos das opções que a cidade oferece.

continua após a publicidade