Se você quer fugir da agitação das grandes cidades e das praias, vá até a estância hidromineral de Monte Alegre do Sul (SP). Localizada no vale do Camanducaia e distante 135km da Capital, a cidade está cercada por montes e cachoeiras, tem clima ameno e oferece ótimos lugares tanto para quem quer relaxar como para quem quer praticar esportes radicais.
Monte Alegre do Sul preserva o jeito pacato de uma cidade típica do interior. As casas localizadas na praça principal são de taipa de mão e taipa de pilão e conservam suas características originais da época áurea do café.
Um das atrações da cidade é o santuário do Senhor Bom Jesus, que ganhou a sua arquitetura atual em 1919 – inicialmente foi erguida na forma de capela pelo fundador da cidade, Theodoro de Assis.
Outro ponto turístico bastante visitado é a antiga estação de trem da Mogiana, que foi restaurada em 1996. Nesse local, hoje funcionam a biblioteca e o departamento municipal de turismo. A cidade atrai turistas que vão conhecer as inúmeras fontes de água mineral. Uma das mais belas é a fonte do Bom Jesus que fica ao lado do balneário municipal. Ali, o visitante tem diversas opções para se descontrair e relaxar.
Monte Alegre do Sul também é famosa pelos seus mais de 50 alambiques que produzem mensalmente cerca de 500 mil litros de cachaça artesanal. A paisagem de Monte Alegre do Sul é deslumbrante. O relevo montanhoso, os rios e riachos criaram condições favoráveis para a formação de diversas cachoeiras.