O Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba,
é uma das obras mais recentes.

As obras do arquiteto Oscar Niemeyer passaram a fazer parte de um roteiro turístico internacional. Criado pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e pela Fundação Oscar Niemeyer, o Roteiro Niemeyer foi apresentado na última semana, em Niterói (RJ), para operadores turísticos. Com a estratégia de diversificar a oferta aos turistas estrangeiros, o roteiro faz parte do produto Cidades Patrimônio, que é promovido no exterior, em feiras e eventos em que o turismo brasileiro está presente.

A rota permite um aprofundamento sobre os destinos culturais oferecidos no Brasil. “Niemeyer é conhecido internacionalmente e isso torna-se um foco de atração a turistas interessados em arquitetura, cultura e patrimônio”, diz Eduardo Sanovicz, presidente da Embratur. Ao todo, o Brasil tem nove sítios inscritos na Lista de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

O Roteiro Niemeyer oferece um programa de visitação a algumas das principais obras de Niemeyer em Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Niterói, além de retratar parte dos setenta anos de história do trabalho do arquiteto no Brasil. A Embratur e a Fundação Oscar Niemeyer decidiram reunir as obras num roteiro elaborado a partir da cronologia do trabalho do arquiteto.

Assim, além dos traços sofisticados de um dos maiores arquitetos do século XX, o roteiro também revela um pouco da história do trabalho e do desenvolvimento criativo de Niemeyer.

continua após a publicidade

continua após a publicidade