Fotos: Jefferson Pancieri/SP Turis
O Ibirapuera é um dos mais
freqüentados pelos paulistanos,
mas a cidade tem mais de
cinqüenta parques naturais.

São Paulo é uma cidade como nenhuma outra no Brasil. Maior metrópole da América do Sul, centro cultural e da vanguarda brasileira, precisa ser conhecida, descoberta, para ser amada. Depois, não dá para esquecer, como tem acontecido ao longo de sua história. Com 451 anos, a capital paulista, fundada pelos jesuítas, situada a 760 metros de altura e distante uma hora do mar, do qual é separada pelo Serra do Mar, só foi efetivamente habitada no século 19, com o início do Ciclo do Café.

continua após a publicidade

Foi quando começou sua opulência – em torno de 1870, a cidade contava com trinta mil habitantes; em 1895, eram 130 mil, sendo metade formada por estrangeiros. Nos primeiros anos do século 20, a população já havia crescido dez vezes em relação a 1870 e somava trezentos mil habitantes. Hoje são 10,4 milhões. Mas para a ?capital do conhecimento? não poderia ter havido origem mais apropriada: nasceu a partir de um colégio.

A agitada Avenida
Paulista hoje traduz
o que é a grande
metrópole.

O Pátio do Colégio, visita obrigatória para quem vai à cidade, está aí até hoje. Nas proximidades, inúmeros atrativos e patrimônios da capital paulista e do País, como a Catedral da Sé; o Mosteiro de São Bento; o Marco Zero – ou o marco do Trópico de Capricórnio – também na Praça da Sé; a Sala São Paulo – com seus shows de música clássica e erudita em um dos mais belos e glamourosos ambientes da capital; a Torre do Banespa e o Terraço Itália – de ambos, é possível uma vista em 360 graus da capital; a Pinacoteca e suas quatro mil obras; o Edifício Copan, o Mercado Municipal e seus 55 vitrais. E muito, muito mais, já que a cidade tem nada menos que 280 salas de cinema, 122 teatros, 71 museus, inúmeros bares e casas noturnas, setenta shopping centers com muitas lojas de grifes internacionais e 42 ruas de comércio especializado. Não tem como não se divertir.

Roteiros sugerem o melhor da cidade

São Paulo já se tornou quase uma grife, é uma mistura de etnias, um caldeirão efervescente de arte e vanguarda, dos musicais trazidos da Broadway ou aqui produzidos, dos mais de setenta museus, da arte urbana de Brecheret, da Semana de Arte Moderna, das festas típicas. São Paulo é da arquitetura arrojada do Masp, sem colunas ao centro, do Museu de Arte Moderna e do ?S? do Edifício Copan, de Oscar Niemeyer. É dos milhares de restaurantes que apresentam gastronomia de mais de cinqüenta países.

Ao ser construído em 1911,
o Teatro Municipal representou o
início de uma nova fase cultural.
continua após a publicidade

São Paulo é dos paulistanos e dos inúmeros povos – brasileiros ou não – que escolheram a cidade para viver, por suas oportunidades. É do pastel de feira, do sanduíche de mortadela, dos bares e ateliês da charmosíssima Vila Madalena. É do modernismo da Avenida Paulista, do verde do Ibirapuera e de mais de cinqüenta parques naturais. São Paulo é das religiões, que incluem templos católicos, budistas, ortodoxos, mesquitas, sinagogas, terreiros de umbanda e candomblé.

É da Liberdade dos japoneses, da Independência do Museu Paulista, da sofisticação das grifes internacionais e nacionais da Rua Oscar Freire, dos hotéis-butique, da feira de antigüidades da Praça Benedito Calixto; das 42 ruas temáticas de comércio especializado, dos spas, dos avançados centros médicos, do estímulo à meditação, das universidades e das escolas de artes. São Paulo é o romance das banheiras de ofurô, do fondue no inverno, dos jantares com vista para a cidade, das melhores pizzas do Brasil, dos bares intimistas.

Revitalizado, o Mercado
Municipal virou ponto de encontro
de turistas e paulistanos,
principalmente aos sábados.
continua após a publicidade

São Paulo é dos ritmos, da balada, do forró, da Terça Insana, do Fantasma da Ópera, dos Corpos Pintados, da happy hour. É da SP Fashion Week, Fórmula 1, da Corrida de São Silvestre e da maior Parada do Orgulho GLBT do mundo. É para todas as idades, gostos, bolsos. São Paulo é dos avós, dos netos, dos pais modernos ou tradicionais. ?São Paulo é turismo urbano. A cultura e a vanguarda são nosso sol e praia?, explica o presidente da São Paulo Turismo, Caio Luiz de Carvalho.

Para facilitar ao turista aproveitar as várias facetas da cidade, foram desenvolvidos nove roteiros temáticos: SP Romance, SP Fashion, SP Família, SP Bem-Estar, SP Arte, SP Verde, SP dos Paulistanos, SP e suas Religiões e SP de todas as faces. Os roteiros já estão sendo vendidos nas agências de viagens. Informações sobre os roteiros também podem ser obtidas no site oficial da São Paulo Turismo: www.spturis.com.