Nuremberg atrai pelo clima medieval

Nuremberg, na Bavária, é uma interessante mistura entre uma cidade moderna com meio milhão de habitantes e um antigo centro medieval. Igrejas góticas no centro velho, românticas casas no estilo enxaimel (casas de estrutura de vigas de madeira aparentes) e muitos lugares agradáveis geram um ambiente inesquecível. Adam Kraft, Veit Stross e Albrecht Dürer criaram célebres obras de arte em Nuremberg. O centro histórico oferece também um cenário para atividades como o mundialmente famoso Mercado Natalino, a maior festa de uma cidade antiga de toda a Alemanha – Altstadsfest – e também o tradicional festival de música de Nuremberg, o ?Bardentreffen?, com bandas do mundo todo.

O Castelo Medieval Imperial, imenso e rodeado por um muro de cinco quilômetros de comprimento com oitenta torres, é só uma das atrações de Nuremberg para o turista que gosta de história, arquitetura e arte. As igrejas góticas do centro antigo, por exemplo, guardam impressionantes obras de arte da época áurea da cidade. É o caso da Igreja de Nossa Senhora (Frauenkirche), com personagens correndo em volta do enorme relógio da igreja, o famoso ?Männleinlaufen?; a Igreja de São Lorenzo, com seu anjo pendente de Veit Stross enviando saudações aos visitantes; a Capelinha de Adam Kraft e a Igreja de São Sebaldo de Peter Vischer.

Atrativo curioso é a fonte Schöne Brunnen, no Mercado de Nuremberg.

Nuremberg tem também alguns atrativos curiosos, como o Schöne Brunnen, o Belo Chafariz, com o anel da sorte fundido na grade, situado no principal mercado da cidade, o Mercado de Nuremberg. Há ainda o Carrossel do Matrimônio ?Ehekarussel?, um chafariz fora do comum no qual é mostrada a ?agridoce vida conjugal?, por meio de versos do poeta sapateiro Hans Sachs.

No Pátio dos Artesãos (Handwerkerhof), o visitante pode admirar artesanatos tradicionais desde a pintura em vidro, a fundição de estanho até os retoques finais em artigos de couro no cenário histórico do Pátio dos Artesãos.

Na rota dos castelos e museus

A região de Nuremberg tem muitas cidades que convidam a passeios como, por exemplo, Erlangen, a cidade dos estudantes, ou Fürth, onde é realizado o Festival New Orleans. Aos apreciadores de vinhos, uma dica é percorrer as aldeias e vilas vinícolas, onde se produz o famoso vinho de Franken. Além disso, Nuremberg situa-se em uma das rotas turísticas mais conhecidas da Alemanha: a Rota dos Castelos. Mais de setenta castelos e palácios podem ser admirados entre Mannheim e Praga.

O imenso Castelo Medieval
Imperial deve fazer parte do
circuito dos turistas que gostam
de história, arte e arquitetura.

Um dos mais famosos é o Castelo e Museu do Castelo Imperial, inaugurado em 1999. O museu mostra a grande importância que teve o Castelo de Nuremberg na história da Alemanha e da Europa, nos séculos XII a XVI.

No circuito está também o Castelo Tucherschloss, que hoje é uma casa de campo, com sala decorada pela família artística Hirsvogel, construída na metade do século XVI. Ele dá uma boa noção de como era o modo de vida de uma família nobre local.

O turista pode enriquecer o circuito por Nuremberg visitando também seus diversos e curiosos museus. Nos acervos, desde trens até brinquedos e selos. O DB guarda uma réplica do ?Adler?, primeiro trem alemão de 1835. O Museu dos Brinquedos tem uma variedade de brinquedos históricos, desde brinquedos de madeira, passando por bonecos e brinquedos de papel ao ?mundo das latas?.

Aos amantes da arte, a Casa Albrecht Dürer possibilita uma visão múltipla sobre a vida e instrumento de trabalho do famoso pintor de Nuremberg. Porém, imperdível é uma visita ao Museu Germânico Nacional (Germanisches Nationalmuseum), que tem a mais importante coleção de arte e história da cultura das regiões de língua alemã, com 1,2 milhão de objetos e a ?rua dos direitos humanos?, por Dani Karavan.

Aproveite as vantagens do Nuremberg Card

O Frankenstadion foi totalmente reformado para os jogos.

Esse cartão da cidade possibilita um ótimo tour pelos pontos turísticos da região. Nuremberg e Fürth são duas cidades vizinhas que cresceram juntas e estão ligadas por uma rede de tráfego em comum. Visite ambas as atrações, eventos, atividades de lazer e faça compras cá e lá.

São muitas excursões, com todos os transportes públicos da rede Nuremberg-Fürth. A entrada é livre para 34 museus e atrações de Nuremberg e Fürth. Crianças com até 12 anos de idade não pagam entrada se estiverem acompanhadas por, no mínimo, um adulto pagante. A economia é grande, já que são inúmeras as lojas, teatros e outros estabelecimentos que oferecem desconto em compras e ingressos.

O cartão custa 18 euros por pessoa. Mais informações: www.tourismus.nuernberg.de.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo