O Carnaval é uma das datas mais esperadas pelo brasileiros, seja para os foliões, ou para aqueles que trocam a avenida por momentos de lazer e descanso com a família.

continua após a publicidade

Os mais festeiros já tem destino certo. Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco estão entre os locais mais procurados.

Neste ano Salvador vai prestar uma homenagem a guitarra baiana, instrumento que foi usado na criação do trio elétrico por Adolfo Antônio do Nascimento, mais conhecido como Dodô, juntamente com o seu companheiro Osmar Álvares Macedo. Em 1942, Dodô e Osmar conheceram o violão elétrico, e logo em seguida, improvisaram também o cavaquinho amplificado. Alguns anos depois, Osmar transformou o seu Ford 1929, em um palco móvel para a apresentação da dupla. A brincadeira caiu no gosto popular e no domingo de carnaval eles foram seguidos pelas ruas da cidade. No ano seguinte a dupla deu lugar a mais um componente e passou a se chamar trio elétrico. Desde então, a cada ano, aumenta o número de artistas e principalmente de seguidores dos trios elétricos.

Em Salvador serão cinco dias de festa. Começa amanhã e vai até a próxima terça-feira, dia 12. Segundo os organizadores do evento está prevista a presença de 224 entidades, que são os blocos afoxés, afro, alternativos, entre outros. São esperados mais de dois milhões de pessoas, de todos os cantos do Brasil e do mundo.

continua após a publicidade

Toda a programação do carnaval 2013 em Salvador pode ser encontrada no site www.carnaval.salvador.ba.gov.br

No Rio

Na Cidade Maravilhosa são previsto seis milhões de foliões nas ruas da cidade. Já estão cadastrados 492 blocos que desfilarão 700 vezes. A prefeitura informou que na próxima semana, as áreas onde acontecem os desfiles serão monitoradas e todo o efetivo da polícia vai trabalhar na operação especial. Hotéis, hostels, pousadas e todos os tipos de acomodação estão lotados.

continua após a publicidade

Mas nem só de festa vive o carnaval no Brasil. Sem verba e endividadas, algumas prefeituras estão reduzindo a quantia repassada para escolas de samba e blocos de rua. As capitais de Santa Catarina e Maranhão cancelaram o Carnaval 2013, medida seguida por algumas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Rondônia.

Cancelados

Em Florianópolis (SC), São Luiz (MA) e Petrópolis (RJ) os desfiles das escolas de samba não irão ocorrer. As prefeituras destinarão os recursos que seriam investidos nas festas para a saúde. O Carnaval de rua e os bailes estão mantidos até o momento.

O famoso Carnaval de Diamantina (MG) está garantido, porém o município decretou estado de emergência financeira e administrativa. As principais atrações (a Bartucada e a Bat-Caverna) estão confirmadas, mas o número de palcos e de funcionários da prefeitura trabalhando durante a festa será reduzido em relação aos anos anteriores.

Em Ilhéus (BA), a proposta é substituir a festa por um evento no feriado de Páscoa, com motivos da Semana Santa. Em Porto Velho (RO) a festa pode ser adiada para março ou até cancelada, segundo a Fundação Cultural da cidade.