A localização de Tangará da Serra é entre as serras de Tapirapuã e dos Parecís, que por sua vez delimitam dois ecossistemas importantes no território brasileiro: o Pantanal (Sul) e o Chapadão dos Parecis (Norte). A Serra dos Parecis é o divisor de águas entre as bacias do Amazonas (Norte) e do Paraguai-Paraná (Sul).
Ao redor de Tangará da Serra, há várias cachoeiras, grutas, cavernas e paredões. É cercada pelas Serras (Tapirapuã e Parecís). As águas de Tangará da Serra e região são cristalinas em razão da formação das rochas calcárias, típicas da região e algas com musgos que formam diques transformando-se em lagos ligados a quedas d’água, desaguando nos paredões das Serra que circundam o município.
Conheça algumas das belezas naturais que a cidade oferece:
Cachoeira Salto das Nuvens: Cachoeira formada pelo Rio Sepotuba, com praia logo após a queda e também possui infra-estrutura. Localizada à 30km do centro da cidade.
Cachoeira do Formoso: Localizada na Reserva Indígena do Formoso, a cachoeira possui 500mts de circunferência e 40mts de profundidade, forma um belíssimo vale com três quedas, propícia para a prática de cascading para os mais aventureiros.