Um lugar místico e cheio de paisagens marcantes, como morros de formas incomuns, cachoeiras de águas muito cristalinas e piscinas naturais, mata, vales, flora serrana, grutas. É tudo isso que faz a Chapada Diamantina, na Bahia, um daqueles destinos para ficar por muito tempo gravado na memória do turista.
As atrações naturais são tantas que é possível escolher entre os variados roteiros: turismo de aventura, subterrâneos das grutas, cachoeiras, caminhar por antigas trilhas de garimpeiros ou cavalgar nos vales, como o do Capão, em meio a comunidades esotéricas e alternativas.
O município de Lençóis é o principal portão de entrada da chapada e considerada a capital do diamante. Os passeios ecológicos são imperdíveis. A Cachoeira da Primavera, por exemplo, tem seis metros de altura, com água forte e gelada, onde o banhista pode relaxar com a massagem natural da água no corpo. Além disso, a cidade tem um rico patrimônio histórico e arquitetônico com casarios de estilo barroco.
Outro município turístico da região é Mucugê, que reúne uma variedade de atrativos, como serras, capões e praias do Rio Paraguaçu. Um dos principais pontos visitados é Poço Encantado, que fica em uma gruta de profundidade de 40 metros com águas tão cristalinas que chega a se avistar o fundo. A cidade concentra em apenas uma rua belíssimas construções coloniais, como a que abriga a Prefeitura e a da Igreja Matriz de Santa Isabel. No roteiro turístico está também o Cemitério de Santa Isabel, que chama a atenção por seu estilo bizantino.
Aventura
Já a cidade de Bonito tem características peculiares, como a Gruta do Cristal, situada em um parque ecológico, na região da caatinga. O município é uma ótima opção para quem gosta da prática de esportes radicais, devido à sua topografia irregular. Lá se pratica, por exemplo, canyoning, caving, cascading e rapel.
Gruta da Pratinha, formada por um rio subterrâneo e um lago: lá o pôr-do-sol é imperdível. |
Com diversas opções de turismo, inclusive no que diz respeito a aventura, Seabra se destaca pela quantidade de grutas, cachoeiras, serras, vales e balneários que possui. Com uma rica fauna e flora, destaca-se o Pantanal dos Marimbus.
Já em Palmeiras, encontra-se o santuário do ecoturismo e dos redutos esotéricos. É lá também que fica o famoso Vale do Capão, onde está a mais alta cachoeira do Brasil, a Cachoeira da Fumaça. Sem contar as suas formações montanhosas, de formas inusitadas, como o Morros do Pai Inácio, do Camelo e Branco.
A mais alta cachoeira é a da Fumaça, no Vale do Capão. |
Campo Formoso é famoso por suas grutas e comércio de esmeraldas. É um reduto de riquezas minerais, flora nativa e um rico manancial de água doce formado pela Bacia Hidrográfica do Rio Salitre e outras várias nascentes de rios. Lá está também a Toca da Boa Vista, maior caverna do Brasil, com mais de 100 quilômetros de galerias, e um dos mais importantes sítios espeleológicos e paleontológicos brasileiros.
Morro do Chapéu
Com grandes cavernas, grutas, cachoeira e buracos que chegam a 60 metros de altura, a cidade de Morro do Chapéu possui um grande potencial para a prática de esportes radicais, além da Gruta dos Brejões, que se destaca como uma das mais importantes do País, com uma abertura de 123 metros de altura. A cidade é muito visitada por romeiros, devido à sua conotação religiosa com altar, imagens e locais de oferenda.