Curitiba será transformada em um imenso palco, decorado com enfeites natalinos e a população e turistas serão convidados a interagir com o espetáculo. Pelo menos essa é a intenção do Instituto Municipal de Turismo, órgão da Prefeitura de Curitiba, que anuncia o projeto Natal Encantado Curitiba Solidária, a ser desenvolvido no período de 28 de novembro a 1.º de janeiro. O projeto representa um investimento de R$ 2,5 milhões, recurso oriundo a partir de parcerias com a iniciativa privada, e tem como principal objetivo aumentar o fluxo de turistas na capital nos trinta dias que antecedem o Natal.
As ações vão envolver as nove regionais da Prefeitura, situadas nos bairros Boa Vista, Cajuru, Boqueirão, Santa Felicidade, Bairro Novo, Pinheirinho, Portão, Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e Centro. ?É um projeto que pretende contemplar a cidade como um todo, todos os bairros serão envolvidos?, diz o presidente do instituto, Luiz de Carvalho.
Um grande evento no Castelo do Batel, em Curitiba, vai abrir oficialmente o Natal Encantado, no dia 28 de novembro. ?O prefeito Beto Richa e a primeira-dama vão recepcionar as pessoas no Castelo, que estará aberto à visitação?, diz Luiz.
Como símbolo do início das festividades natalinas, o prefeito vai acender as luzes que vão iluminar o Castelo durante todo o período do projeto. Ao mesmo tempo, os administradores das nove regionais farão o mesmo.
Ações
Estão previstas carreatas (a tradicional, feita pela Coca-Cola será uma delas), oficina de duendes nas nove Ruas da Cidadania espalhadas pela cidade, fábrica de brinquedos na Praça Santos Andrade (brinquedos doados serão restaurados) e apresentações natalinas. Um dos eventos mais marcantes deverá ser o auto Belém Natal sem Fome, na Praça Santos Andrade que, ao contrário dos ocorridos em anos anteriores, não será encenado na escadaria da Universidade Federal do Paraná e sim no meio da praça.
Ações já tradicionalmente desenvolvidas na cidade nesta época, como as feiras de Natal e os passeios com os ônibus da Linha Natal serão mantidas. As feiras acontecerão nas praças Generoso Marques, Osório e Tiradentes, no período de 23 de novembro a 24 de dezembro. Os artesãos que quiserem participar devem fazer as inscrições até esta sexta-feira, na Casa do Artesanato, situada na Rua Mateus Leme, 22, levando três amostras de artesanato para avaliação.
Para ninguém se perder nas datas dos eventos de Natal em Curitiba, vinte árvores artesanais, colocadas em algumas das principais praças da cidade, além de enfeitar, vão carregar folhetos com a programação até dia 1.º de janeiro.
Além das árvores, bandeirolas colocadas em postes também lembrarão, a moradores e turistas, que a época é de festa em Curitiba.
Uma legião de papais-noéis vai convidar a população e visitantes a interagir com o projeto. Eles estarão junto às faixas de pedestre, por vários pontos da cidade, distribuindo material promocional, como sachês para carro, fitas e adesivos com a inscrição ?Natal Encantado: eu participo?.
A festa de encerramento será estrelada pela Orquestra Sinfônica do Paraná e um coral da cidade, no Parque Barigüi. Ainda não está definida a data deste evento, mas estima-se que aconteça na semana que antecede o Natal.
Calendário
Luiz de Carvalho informa que o Natal é apenas um dos eventos a fazer parte de um calendário fixo, que tem como objetivo atrair turistas a Curitiba em determinadas épocas do ano. Os demais eventos seriam a Páscoa, Primavera e Inverno (estes dois últimos, como espécies de festivais). ?Uma festa étnica, com apresentações folclóricas e gastronomia típica é um dos eventos que devem fazer parte desse calendário, mas não sabemos ainda se será na primavera ou no inverno?, diz o presidente do Instituto de Turismo.
Luiz de Carvalho mostra como ficarão as placas de sinalização turística de Curitiba. |
Capital ganha nova sinalização turística
Até dezembro, Curitiba estará equipada com placas de sinalização turística de padrão internacional. A pesquisa e o projeto foram desenvolvidos por turismólogos do Instituto Municipal de Turismo. Serão 143 placas bilíngües (português e inglês) e de cor marrom, que levam os nomes dos principais parques e pontos turísticos da cidade. ?Todas as características das placas obedecem ao padrão mundial. Em qualquer parte do mundo, as placas que contêm informações turísticas são como essas?, ressalta o presidente do instituto, Luiz de Carvalho.