O Natal na capital paranaense já é conhecido em boa parte das regiões do País e exterior. A cidade sempre conseguiu mostrar a magia do Natal por meio dos vários eventos realizados e enfeites espalhados pela cidade há mais de uma década, como o coral do Palácio Avenida, o presépio em frente à Catedral de Curitiba e o Auto de Natal da Universidade Federal do Paraná.

Este ano, a Prefeitura Municipal e o Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB) está desenvolvendo um trabalho que visa unir esses eventos, que hoje são isolados, transformando o Natal curitibano em um produto turístico profissionalizado.

A primeira medida tomada foi formatar um calendário oficial de eventos de maneira que os horários das principais atrações não coincidam.

“Além do calendário vamos vender o produto Natal para os canais especializados, transformar Curitiba em um centro de compras e presentes natalinos e aumentar o fluxo turístico da cidade”, diz a diretora de turismo da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (CIC), Juliana Vosnika.

“Essa parceria da prefeitura com a entidade privada foi fundamental porque este produto não é do governo, e sim da cidade, por isso estamos envolvendo toda a comunidade e o trade turístico”, ressaltou Paulo Henrique Munhoz da Rocha, presidente da CIC.

Para Marco Antônio Fatuch, presidente do CCVB, ser parceiro é uma satisfação.”O evento é uma forma de fomentar a economia local durante o período e agregar mais um produto turístico de porte internacional ao calendário de eventos do Estado”, considera Fatuch.

Marca

A marca do Natal já está definida – reproduz o vitral principal da fachada da Catedral Basílica e o desenho lembra um pinheiro.

O lançamento oficial do calendário natalino será no Memorial de Curitiba, dia 5 de novembro, juntamente com o lançamento do Selo de Natal dos Correios. Uma prévia da programação já pode ser encontrada no site especial sobre o Natal que o CCVB disponibilizou: www.natalcuritiba.com.br.

O calendário de eventos programado para este ano ganhou nova formatação, distribuído de forma que o turista possa assistir a todos os acontecimentos sem competição entre horários e dias de apresentação. Além do Palácio Avenida, autos de Natal, concurso de decoração, concurso de presépios natalinos, feira de Natal e Natal no Bosque, a cidade estará inteiramente decorada para receber seus visitantes.

Na busca de divulgação, representantes de Curitiba participaram, no começo do mês, de um workshop de turismo em Buenos Aires onde o produto Natal foi mostrado para cerca de setecentos agentes de viagens, operadoras, organizadores de eventos, autoridades do turismo e imprensa.

Curitiba também vai participar, em novembro, de outras feiras no Chile e em Buenos Aires a fim de divulgar e firmar a cidade como Capital do Natal”, diz Fatuch. O produto turístico Natal de Curitiba já está sendo comercializado pela TAM Viagens e será ofertado também a operadoras e agências de todo o mercado nacional de turismo.

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