O turista que escolher a capital da Paraíba para curtir as férias de verão terá muito mais do que a beleza e riqueza de seus atrativos naturais e históricos para ver e curtir. Pode se deparar, por exemplo, com shows como o do Paralamas do Sucesso, Zélia Duncan, Zé Ramalho ou ainda com apresentações de chorinho, samba, pop rock, jazz, blues, forró. É o que prevê um grande projeto cultural que será desenvolvido pela Prefeitura, já a partir do Natal até o Carnaval.
Os palcos desses eventos são dois de seus principais pontos turísticos – a popular Praia de Tambaú e o centro histórico.
Tudo começa com o Concerto de Natal. As areias de Tambaú, que comumente são utilizadas para prática de esportes, tornam-se palco para a apresentação de orquestras e solistas. O grande palco é tomado pelos instrumentos que compõem a Orquestra de Câmara Municipal que, neste concerto, recebe solistas do mais alto gabarito. O Concerto de Natal vai acontecer no dia 22 de dezembro, a partir das 18h30.
![]() |
O colorido centro histórico é um dos palcos dos principais eventos do verão na capital. |
Passada a emoção do Natal, terá início no mesmo palco armado, em Tambaú, o projeto Música do mundo, com shows instrumentais e a participação de músicos da Paraíba e de outros estados, entre os dias 25 e 30 de dezembro, com apresentações sempre no fim de tarde. Durante este evento, a Praia de Tambaú se transforma em um cenário encantador, com turistas de todas as partes do mundo e paraibanos de todos os recantos, sentados em cadeiras, nas areias e nas muretas para apreciar o que há de melhor da música instrumental em todos os gêneros: chorinho, samba, pop rock, jazz, blues, forró e muito mais. Entre os destaques desta edição estão os músicos Azymuth, Nelson Faria e Gilson Perazzeta.
Réveillon
![]() |
A festa de réveillon deve lotar a Praia de Cabo Branco. |
No dia 31 de dezembro acontece a grande festa de réveillon que, desde 2005, traz grandes nomes da música brasileira para animar o público que lota as praias de Tambaú e Cabo Branco. Este ano a atração principal é o cantor e compositor paraibano Zé Ramalho.
As apresentações na orla começam por volta das 20h e serão protagonizadas por grupos de cultura popular que vão mostrar todo o encantamento do folclore nordestino nas avenidas Almirante Tamandaré e Cabo Branco, as principais da orla da capital da Paraíba.
À meia-noite tem a queima de fogos e logo após começa o show de Zé Ramallho. Em seguida, por volta das 2h30 da madrugada, a Orquestra de Frevo de João Pessoa, formada pelos melhores músicos e cantores da Paraíba, fazem a animação até a chegada dos primeiros raios de sol de 2008. E não custa lembrar que o sol em João Pessoa nasce mais cedo, pois é lá, justamente na Ponta do Seixas, vizinha à Praia de Cabo Branco, que está o ponto extremo oriental das Américas.
Estação nordeste
![]() |
Ponta do Seixas é o extremo oriente das Américas, por isso o sol nasce mais cedo lá. |
Passada a euforia da virada do ano, tem início o Estação Nordeste. Durante todo o mês de janeiro, artistas de estilos musicais diversos vão animar a orla, o centro histórico e os maiores bairros da capital. O Estação Nordeste começa no primeiro sábado de 2008, dia 5 de janeiro, com o show do grupo Paralamas do Sucesso, que vai se apresentar no palco da Praia de Tambaú.
Para este grande show será montada uma megaestrutura semelhante a do réveillon, pois são esperadas cerca de 100 mil pessoas para prestigiar o grupo que tem como vocalista o paraibano Herbert Viana.
Depois disso, a programação segue até o dia 25 daquele mês sempre com apresentações nos pólos já citados. Merecem destaque os shows do mineiro Lô Borges no dia 11 de janeiro, na Praça Antenor Navarro, no centro histórico; da fluminense Zélia Duncan, no dia 12, na Praia de Tambaú, e do carioca do Estácio, Luiz Melodia, no dia 18, também no centro histórico.
Folia de Rua abre alas ao Carnaval
![]() |
Muriçocas do Miramar é o maior bloco da prévia carnavalesca de João Pessoa. |
João Pessoa é uma boa pedida para quem quer conhecer uma face diferente do Carnaval nordestino. Tudo começa com a Folia de Rua, uma das maiores e mais animadas prévias carnavalescas do Brasil que se estende até o sábado de Carnaval (2 de fevereiro). A abertura será no dia 25 de janeiro, com a apresentação da Orquestra Spok de Frevo, da cidade de Recife (PE).
O Folia reúne mais de trinta blocos filiados que desfilam pelas ruas da orla, centro histórico e bairros de João Pessoa, arrastando milhares de foliões de todas as idades. Além deles, ainda podem ser conferidos outros 70 blocos alternativos organizados em diversos bairros. A principal característica da prévia carnavalesca de João Pessoa é a inexistência do cordão de isolamento, o que torna a festa mais democrática. O gênero predominante é o frevo.
Muriçocas do Miramar
![]() |
Os Cafuçus também atraem uma multidão. |
O maior bloco da prévia carnavalesca de João Pessoa, no entanto, é independente, ou seja, não faz parte do Folia de Rua. É o Muriçocas do Miramar, que vai completar 22 anos de existência no ano que vem e é considerado o maior bloco aberto de arrasto em Carnaval de prévia do mundo, pois atrai mais de 400 mil pessoas em uma quarta-feira antes dos festejos de Momo, batizada pelos seus criadores de ?Quarta-Feira de Fogo?, por ser uma antes da de Cinzas.
No próximo ano, as Muriçocas ganham as ruas no dia 30 de janeiro. Todos os anos, este dia é quase um feriado na capital paraibana, que tem 670 mil habitantes.
O circuito é sempre o mesmo: os foliões descem a Avenida Epitácio Pessoa, a principal da cidade, em direção a Tambaú com dez trios elétricos ocupados por grande nomes da música nordestina tocando frevo, maracatu e reggae. O cantor e compositor Fuba é o puxador oficial do bloco desde sua criação e autor de todos os hinos. Elba Ramalho, Alceu Valença, Armandinho, Tribo de Jah e Lenine são alguns dos artistas que já animaram a folia.
Navegue pelas águas do Sanhauá
O turista que vai para João Pessoa, seja em qualquer época do ano, deve aproveitar para fazer um passeio pelas águas do Rio Sanhauá, a bordo de um barco a vela. A capital paraibana deve parte de sua história a este rio, afluente do Rio Paraíba, já que foi por ele que os descobridores chegaram à Paraíba, em 1585. A rota, de dez quilômetros, tem início na praia fluvial do Jacaré, no município de Cabedelo, na área metropolitana de João Pessoa. A saída acontece dos piers localizados no Jacaré, de onde pode ser visto o mais belo e famoso pôr-do-sol do Brasil. O cenário é de deslumbramento. As águas escuras do rio são clareadas pelos raios do Sol, que também iluminam o verde da vegetação presente nas ilhas existentes da região.
Durante o passeio, avistam-se o Rio Mandacaru que atravessa grande parte de João Pessoa; a reserva florestal da Mata do Amém e o encontro do Rio Tiriri com o Rio Sanhauá. Uma parada pode ser feita nas Ilhas do Tiriri e do Eixo, que são cortadas pelo Rio Portinho. Para os que gostam de aventura, a dica é se jogar nas águas limpas do estuário.
O passeio dura em média duas horas, sendo que uma delas é reservada para o percurso da Praia do Jacaré até o trapiche do Varadouro, popularmente conhecido como Porto do Capim, bem no centro da capital.
