A cidade de Aracati está localizada à margem direita do rio Jaguaribe, distante da capital do Ceará, em linha reta, 122 Km. O conjunto arquitetônico do Aracati passou a ser considerado Patrimônio Nacional em abril de 2000 sendo tombado pelo IPHAN. A beleza de suas ruas, casas e sobrados marcam sua importância histórica e artística.
Cruz das Almas (1748): Espaço urbano mais antigo da cidade. Diz a tradição popular que o mesmo está edificado no lugar onde foram enforcados os primeiros escravos condenados á morte. Em tempos mais recuados nas segundas-feiras, dia das almas, o povo costumava ir rezar terços, fazer novenas e romarias ao monumento. Essas noites eram iluminadas com lanternas multicores e velas dos devotos pagadores de promessas.
Além da sua grande riqueza histórica, Aracati também reserva belezas naturais que fascinam muitos visitantes. Seu litoral oferece belas praias, cercadas por dunas e falésias, as quais podemos destacar:
Cumbe: Cercado por mangues, dunas, lagoas e o rio Jaguaribe. Chegando-se a este local de buggy pelas dunas o turista deslumbra-se com uma vista única onde se pode ver ao mesmo tempo mar, dunas, manguezais e o Rio Jaguaribe.
Majorlândia: Local ao qual se deve a origem do artesanato em areia colorida. Situa-se em meio a denso coqueiral, possui lindas falésias e fontes naturais.
Quixaba: Esta enseada pontilhada de barcos de pesca encantada aos olhos. A vila é um labirinto de areia, onde a surpresa são as fontes de água que nascem no pé da encosta, escorrendo ate o mar.
Canoa Quebrada: Arraial de pescadores, na planura das dunas, à beira do oceano. Ninho de jangadas se reúnem todas as tardes na hora do pôr-do-sol. O local é um ótimo refúgio de fim de semana para quem está em Fortaleza ou Natal que busca praias diferentes.