Ponto alto do calendário de festas populares da Bahia, o carnaval de Salvador é, também, a maior festa de rua do mundo. Os cinco dias de folia reúnem foliões de todos os cantos em uma congregação em nome da alegria. Esse ano, o tema do Carnaval da Bahia é uma homenagem aos 60 anos do Trio Elétrico, invenção de Dodô & Osmar.
A organização da folia de momo inclui também outros nomes da história do trio elétrico, como Orlando Tapajós, criador do Caetanave, que homenageou Caetano Veloso na volta do exílio, em 1972.
A homenagem ao grande símbolo do carnaval de Salvador promete arrastar multidões e encantar baianos e turistas durante os cinco dias de festa. Os blocos afro também têm lugar garantido nessa festa.
Com seus batuques e atabaques, os Filhos de Gandhy, Ilê Aiyê, Olodum, Cortejo Afro, Muzenza, Didá e muitos outros, desfilam pelas ruas da cidade dando um colorido especial com suas roupas incrementadas, tipicamente africanas.

continua após a publicidade

Maior festa popular do planeta, o carnaval de Salvador cresceu tanto, que hoje se distribui simultaneamente em três circuitos da cidade: Circuito Barra-Ondina (Dodô), que liga as belas praias da Barra e Ondina, num percurso de aproximadamente 4 km, marcado por uma vista estonteante da Baía de Todos os Santos. Circuito Campo Grande (Osmar), um trajeto de 6 km, percorrido em cerca de 7 horas e meia, traz o charme dos casarões do centro e a aura de muitos e inesquecíveis carnavais e o Circuito Batatinha, muito procurado por famílias, que querem curtir um carnaval mais calmo, longe da badalação do eixo tradicional.

continua após a publicidade