Quem for para o Reino Unido precisa planejar a viagem com bastante antecedência. |
Desde o último dia 30 de agosto, todos os vistos de brasileiros para o Reino Unido passam a ser feitos por meio dos Centros de Processamento de Vistos (VAC – Visa Application Centre) da WorldBridge, uma divisão da Computer Sciences Corporation, empresa de tecnologia de informação. No Rio Janeiro, os pedidos devem ser enviados para o Centro de Processamento de Visto Principal e em Brasília e São Paulo, por meio dos minicentros de Processamento de Vistos. Além disso, todos os interessados devem fornecer suas impressões digitais e fotografia digital toda vez que pedem o visto. O processo dura uns cinco minutos e deve ser feito nos próprios Centro de Processamento.
É necessário marcar horário com antecedência para a entrega da solicitação de visto. Todos os que desejarem o serviço em São Paulo e Brasília devem fazer pré-agendamento on-line da entrevista por meio do site www.visainfoservices.com. Basta clicar em ?Marque uma entrevista no Centro de Solicitação de Visto? e seguir as instruções. Dependendo do volume de trabalho, o período de espera para a entrevista pode variar. Portanto, quem for para o Reino Unido precisa planejar a viagem com bastante antecedência.
Confira abaixo os endereços dos centros localizados no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.
Rio de Janeiro – O Centro de Processamento de Vistos principal fica na Praia de Botafogo, 228, grupo 1104. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, para recebimento de solicitações de visto e das 16h às 17h, para retirada de passaportes e documentos.
São Paulo – O Minicentro de Processamento de Vistos está localizado na Alameda Santos, 211, sala 212, Cerqueira César. Funciona de segunda-feira, das 9h às 13h, e de terça à sexta, das 9h às 12h.
Brasília – O MiniCentro de Processamento de Vistos funciona no Edifício Brasil XXI, SHS QD 6Conj ?A? Bl ?E? Sala 702, e está aberto de segunda e terça, das 9h às 14h, e de sexta-feira das 9h às 13h.
Novidades para estudantes
Desde o dia 1.º de setembro todos os brasileiros que pretendem estudar no Reino Unido por menos de seis meses e que desejam trabalhar meio expediente devem solicitar o visto ainda no Brasil. Aqueles que desejam estudar no Reino Unido por menos de seis meses sem a intenção de trabalhar poderão viajar sem a necessidade de solicitar um visto e serão incluídos na nova categoria Student Visitor ou Estudante Visitante. Com o visto, o estudante não poderá trabalhar ou estender ou mudar o visto quando estiver no Reino Unido.
As novas medidas visam ao melhoramento no setor educacional e o controle de imigração nas fronteiras, para que futuramente seja introduzido o Programa de Pontos (Points Based System – baseado no sistema australiano de vistos), previsto para entrar em vigor até 2009. ?Aconselhamos a todos os estudantes que têm a intenção de vir estudar no Reino Unido, a solicitar o visto no Brasil – Entry Clearance – antes de viajar?, ressalta Francine Mendonça, diretora-executiva da agência de intercâmbio LondonHelp4U, localizada em Londres.
LondonHelp4U
A LondonHelp4U (www.londonhelp4u.co.uk) é uma agência de intercâmbio em Londres fundada em 2001 e especializada em consultoria de imigração no Reino Unido. Com filial em São Paulo, situada na Rua Augusta 1371, sala 113, a LondonHelp4U também garante total assistência com visto, trabalho, acomodação e consultoria na área de importação e exportação de produtos, além de ter parcerias com escolas de inglês e universidades em diversas áreas no mundo todo.
A empresa é a única agência brasileira, em Londres, registrada e licenciada pelos órgãos independentes do Reino Unido que regularizam, treinam e oferecem assistência aos consultores que prestam assessoria em imigração, como o Office of the Immigration Services Commissioner (OISC), Immigration Law Practioners Association (ILPA), Association of Regulated Immigration Advisors (Aria) e pelo Joint Council for the Welfare of Immigrants (JCWI).
A LondonHelp4U também é membro da London Chamber of Commerce and Industry (LCCI) e da Companies House, associação que regulamenta as empresas no Reino Unido. Mais informações sobre a agência podem ser obtidas com Carolina Prado, gerente da filial de São Paulo, pelo telefone (11) 3283-0906 ou e-mail brasil @londonhelp4u.co.uk.