O Ministério do Turismo começa a mobilizar o trade turístico para o Vai Brasil, um programa que tem o objetivo de proporcionar aos brasileiros de todas as classes econômicas condições de conhecer o País de todas as estações, com pacotes turísticos a preços mais acessíveis, como são os de baixa temporada. Para isso, o MTur elaborou uma cartilha com explicações sobre o funcionamento do programa. A primeira leva já foi distribuída, na semana passada, para representantes de operadoras, agências de viagem e companhias áreas em São Paulo. O programa deverá ser lançado oficialmente para o trade, no final de março, e para o público, na primeira semana de abril.
A cartilha apresenta todo o processo básico de funcionamento do Vai Brasil, com orientações sobre a formatação dos pacotes de viagem completos e pacotes terrestres. Os pacotes de viagem do programa terão a duração mínima de três dias (ou duas noites) e máxima de trinta dias. Deverão, também, ser ponto a ponto, podendo, no máximo, ter uma parada com a mesma companhia aérea.
Todos os estados do Brasil deverão ter pelo menos um pacote Vai Brasil. Para isso, o MTur contou com a colaboração da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), que fez um mapeamento da baixa sazonalidade, estado por estado. Baseado no mapa, as operadoras criarão os pacotes explorando os destinos do Brasil nos seus respectivos períodos de baixa temporada.
O programa funcionará por meio do website Vai Brasil, provavelmente no endereço eletrônico www.vaibrasil.com.br, que conterá os produtos cadastrados, como os pacotes de viagens, criados e incluídos pelas operadoras de turismo. No endereço, o interessado poderá pesquisar os pacotes em oferta e quais as agências que estão operando com o respectivo pacote. Os critérios para as operadoras, agências de viagem e hotéis participarem do Vai Brasil é estarem cadastrados no Ministério do Turismo e exibirem a logomarca do programa nos seus respectivos websites.