O prédio da Usina do Gasômetro, de Porto Alegre, é uma das réplicas mais novas do parque. |
Este ano marca o aniversário de vinte anos do parque de miniaturas Minimundo, um dos mais interessantes pontos turísticos de Gramado (RS). Para 2003, o objetivo é intensificar os trabalhos no âmbito cultural, fornecendo ao público mais informações sobre os monumentos dispostos no parque. Faz parte dos planos também a construção de novos prédios brasileiros, de regiões variadas. Hoje, o Mini- mundo apresenta a Igreja de São Francisco de Ouro Preto (MG), a Usina do Gasômetro (prédio histórico de Porto Alegre), a antiga Prefeitura de Gramado e o casario da Bahia.
O parque
O parque é composto por 866 minimoradores e quase cem miniaturas de prédios urbanos e rurais. São apresentadas ao público ainda réplicas de castelos, prefeituras, vilas e monumentos de várias cidades do mundo, tudo à escala de 1:24, feitas por Heino e Otto Höppner. Circulam pelas ruas e avenidas deste pequeno mundo um total de 131 automóveis, 37 caminhonetes e onze caminhões. O sistema de transporte dispõe de onze locomotivas, vinte vagões que passam por oito pontes, circulando pelos 456 metros de trilhos, que correspondem a quase onze quilômetros na escala natural.
Serviço – O parque situa-se à Rua Horácio Cardoso, 291. Horário de funcionamento: das 13h às 17h. Ingresso: R$ 5 para adultos e crianças. Mais informações: (54) 286-1334.