O inverno chegou para valer em Monte Verde, distrito de Camanducaia, em Minas Gerais. Já no outono, os termômetros registraram temperatura abaixo de zero.
Com a previsão de ter o inverno mais frio dos últimos dez anos, a vila de cinco mil habitantes, situada a 456 quilômetros de Belo Horizonte, espera receber milhares de turistas, ávidos por aproveitar as delícias da montanha.
Cavalgadas são uma boa forma de explorar as redondezas. |
Monte Verde caracteriza-se pela combinação de um clima frio e romântico com preservação ecológica e esportes de aventura.
A vila mineira conta com boa infra-estrutura hoteleira – cerca de 150 hotéis e pousadas -, restaurantes que servem desde a mais tradicional cozinha mineira até pratos da culinária contemporânea e típicos do inverno, como fondue, um centro comercial movimentado e atividades como caminhadas, rapel, arvorismo, rafting, motocross e cavalgadas.
Além dos belezas naturais, que podem ser visitadas a pé, a cavalo, de mountain bike, de moto, de quadriciclo e de jeep, Monte Verde também oferece outras opções de lazer como a pista permanente de patinação no gelo, o Museu do Disco, o espaço cultural Chácara Adélia, entre outros.
Mesmo no inverno, muitos não resistem ao rafting e outros esportes praticados na natureza. |
As opções gastronômicas também são muitas. O Festival do Morango da Casa de Chá Beija-Flor, por exemplo, apresenta 15 diferentes tipos de sobremesas à base da fruta, todas preparadas e decoradas no momento em que o cliente faz o pedido.
O tradicional fondue pode ser saboreado em diversos restaurantes da vila ou até mesmo no hotel, no fim da noite depois de um dia de muita aventura.
Saiba mais sobre o distrito no site www.monteverde.org.br e sobre hotéis e pousadas, no site da Associação dos Hotéis e Pousadas de Monte Verde (AHPMV), www.ahpmv.com.br.