Com a proximidade do dia 7 de Setembro, as cidades históricas mineiras como Ouro Preto, Diamantina, Tiradentes e São João del-Rei já se preparam para receber número maior de visitantes durante o feriadão.
O mesmo acontece nos destinos de hidrotermais e minerais de Araxá, Poços de Caldas e Circuito das Águas (Caxambu, Lambari, São Lourenço, Cambuquira). No Sul de Minas, mais uma vez, os turistas devem lotar Monte Verde, que acaba distribuindo muitos visitantes para as cidades vizinhas, como Extrema, bastante procurada por quem gosta de turismo de aventura como o rafting.
Os parques estaduais, como o Parque do Itacolomi, e os parques nacionais, como os da Serra do Cipó e do Caparaó, também são indicados para quem quer curtir o feriado.
No município de Lambari o destaque é o Parque das Águas onde estão localizadas as fontes, piscina de água mineral e áreas de lazer.
Em São Lourenço possui nove fontes minerais e um centro hidroterápico. Caminhar pelas ruas centenárias de Ouro Preto, é como viajar no tempo pela história de Minas Gerais.
Tiradentes é o destino mais recomendado para quem gosta de conciliar história, cultura e gastronomia.
Poços de Caldas se destaca com as fontes minerais e suas termas, além da produção artesanal de cristal, típica da cidade.
Em Caxambu, o turista poderá contar com 12 fontes de água mineral de alto poder diurético e desintoxicante, cada uma com propriedades químicas diferentes da outra.